Desvalorização do Iene Japonês Empurra USDJPY em Tendência de Alta e Enfraquece Índice Nikkei


Pontos de Discussão – USDJPY


Com uma sequência de 4 dias de forte alta, o USDJPY volta a testar a resistência do gráfico mensal em 124.000. Dados da economia Japonesa ainda não se mostram sustentáveis, e o fato de a Coréia do Norte ter lançado mísseis recentemente, com a implicação de sansões ao país asiático por parte dos EUA, alerta o mundo para um aumento das tensões na península da Coreia. Tudo isso tem afastado alguns investidores da região, que buscam ativos mais seguros em países como Austrália e Nova Zelândia. Com a venda de ienes nos últimos meses superando em muito a de dólares americanos, os movimentos que vimos foram fortes altas rumo a preços cada vez maiores.


USDJPY – Gráfico Diário


Nesse momento de grande fraqueza do iene, os investidores precisam ficar atentos a possíveis solavancos do preço tentado romper a região de resistência atual, em 124.500. Antes que isso aconteça, é forte a expectativa de que o USDJPY alcance novamente a região. Dessa forma, operações de busquem alvos entre 124.500 e 125.000 tendem a ter um retorno já nos próximos dias. Na outra ponta, caso a economia japonesa mostre força durante a semana, e as tensões no norte da península da Coreia de acalmem, poderemos ver uma retração do preço do USJDPY até próximo de 123.000. Nessa hipótese, oportunidades de baixa do preço podem surgir, especialmente se o preço romper um canal de alta bem formado no gráfico de 1 hora, conforme imagens.


Olhando gráficos menores como o de 1 hora, o trader precisa ficar atento a um canal de alta que pode ter sua linha inferior testada já nos próximos dias, gerando boas chances de o preço subir e buscar 124.500. Como mencionado anteriormente, se o preço fizer movimentos expressivos para baixo, as regiões de 123.000 e 121.500 podem ser bons alvos para operações contra tendência. De qualquer forma, é preciso ficar atento a esses possíveis movimentos de baixa, pois diante de tanta força dos compradores nas últimas semanas, qualquer sinal de aumento da demanda nos níveis de suporte mencionados pode desencadear uma nova impulsão do preço, subindo fortemente.


USDJPY – Gráfico de 1 Hora


Pontos de Discussão – Nikkei


Após testar uma Linha de Tendência de Baixa – LTB bem significativa no gráfico Diário, o índice da bolsa japonesa amargou alguns dias de forte queda. Esse movimento acontece após uma semana forte de recuperação. Mas a desvalorização do iene mostrou que muito capital saiu da economia japonesa nos últimos dias, e assim algumas empresas nipônicas importantes perderam capital dos investidores. Esse movimento recente de queda indica que a recuperação forte iniciada no início de março/22 podia ser na verdade apenas uma jogada de instituições para lucrarem no curto prazo com o grande barateamento de ações. Com os papéis em baixa no início de março, abriu-se uma janela bem clara para ganhos em poucos dias, com ativos pertencentes ao índice bastante desvalorizados, mas nem por isso ruins. Porém após a alta, o mercado mostra que muito provavelmente veio para manter a tendência de baixa. Se a situação econômica no Japão não der sinais claros de melhora, poderemos ter mais dias de queda do Nikkei pela frente.


Nikkei – Gráfico Diário


Agora que o preço dá as caras para possivelmente buscar regiões cada vez menores, algumas oportunidades podem surgir já nos próximos dias. Podemos ver claramente no gráfico de 30 minutos a formação de um canal durante uma impulsão de queda, que tem excelentes chances de igualar o movimento anterior, e assim alcançar o fundo incialmente em 26800.00 pontos. Basta mais um ou dois dias de oferta intensa e o índice pode chegar facilmente a essa região, podendo até romper e buscar o próximo suporte significativo em 26350.00. O trader deve ficar atento à possibilidade de retração que busque um pullback na zona de 27500.00. Se isso ocorrer, nesse ponto poderemos dar de cara com ótimas oportunidades de queda forte, que busque as regiões de suporte já mencionadas.


Atente para o gráfico de 1 hora com as EMAS de 8 e 21. O preço vem testando a região de resistência dinâmica criada entre os dois indicadores, e respeitando muito bem. Nesse momento, como mostrado na imagem em um círculo verde, o preço testa novamente essa mesma região. Se as vendas forem claras a partir desse ponto, o alvo inicial mais interessante em 26800.00 está logo ali para ser atingido. Repare também como a média simples de 100 está firmemente apontando para baixo no gráfico de H1. Todos esses fatores alinhados só reforçam a força de queda no Nikkei.


Nikkei – Gráfico de 30 minutos


Nikkei – Gráfico de 1 Hora




COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Abra uma conta pelo link abaixo


Abrir uma conta agora