EURCAD em Suporte Muito Forte. AUDJPY a Caminho de uma Estrutura Perfeita, e Atento à Taxa de Juros

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais

Trader bom é trader atento, e se você está aqui hoje, isso é um ótimo sinal de seu interesse pelos padrões do mercado e pela disciplina de estudar sempre. Vamos analisar dois ativos do Forex que estão com formações interessantes. EURCAD está diante de um forte suporte, que pode levar o preço a cotações maiores. E o AUDJPY deu sinais de que uma estrutura muito bem alinhada pode estar a caminho. Também teremos notícias de alto impacto no mercado, especialmente na sexta-feira, com o conhecido “NFP” para os EUA. Prepare-se que essa semana promete.


Pontos de Discussão – EURCAD


O EURCAD está tão indeciso se continua a tendência de queda, que literalmente esbarrou no nível de 1.33900, e por três vezes em dois meses não conseguiu vencer esse suporte. A região é tão forte que já está indicando que pretende segurar o preço novamente, ou seja, uma quarta alta a partir desse nível pode estar por vir, e quem estiver atento pode pegar uma linda oportunidade de compra já nos próximos dias. Na última semana tivemos uma queda do preço de aproximadamente 3000 pontos, mas como disse, agora tem um baita obstáculo se quiser continuar caindo. Como era de se esperar, o preço está sofrendo resistência dos compradores nesse nível. E pelo que percebi, além da força do suporte, o preço está em uma consolidação lateral mais ampla, e em uma consolidação triangular um pouco mais estreita. Assim, devido à boa distância entre a cotação atual e o ponto mais provável para um alvo, ótimas oportunidades de compra podem acontecer.


Pelo gráfico Diário, analisando o triângulo de queda que mencionei há pouco, o alvo mais interessante de curto prazo seria a região entre 1.36000 e 1.36500. Quando descemos para o gráfico de 1 hora, visualizamos um canal de baixa muito bem definido, e sua parte final acabou de fazer um belo fundo duplo exatamente no suporte do gráfico Diário, em 1.34000. Assim, crescem as expectativas de mais uma alta do preço, a quarta desde o final de abril desse ano. Atenção aos day traders, um alvo de curtíssimo prazo seria interessante em 1.35200, tendo como segundo ponto mais interessante a cotação de 1.36000, ou alguns pips antes. Para isso, o canal de baixa seria rompido, e logo quando o preço encontrasse a região de 1.35200, poderia recuar um pouco antes de ir buscar 1.36000. Para o médio prazo temos a resistência em 1.37600, fechando a lateralidade horizontal no gráfico Diário.


Calendário Econômico para a Semana


Essa semana teremos notícias de alto impacto apenas para o CAD, conforme descrito abaixo.


- Sexta-feira, 08 de julho de 2022, às 09:30, horário de Brasília – Variação da taxa de emprego no mês anterior

Esse indicador econômico é importante por dois motivos: o primeiro e mais simples é que mais pessoas trabalhando é melhor para a economia de um país e atrai investidores de longo prazo para o país. O segundo motivo é mais especulativo, pois se o índice de pessoas empregadas aumenta bastante, e consequentemente o aumento de demanda por bens e serviços, isso leva os traders a esperarem aumento de inflação, e com o aumento de inflação geralmente vem o aumento da taxa de juros. Essa elevação da taxa de juros é o que mais move o mercado, gerando procura pela moeda. O mercado espera uma leve diminuição na quantidade de empregos, tendo em vista o aumento do último dado divulgado. Se o número vier com mais um aumento, poderemos ver o EURCAD, talvez, romper o suporte e continuar a tendência de baixa.



EURCAD – Gráfico Diário


EURCAD – Gráfico de 1 Hora


Pontos de Discussão – AUDJPY


Não é comum encontrar padrões com proporções extremamente bem alinhadas, e certamente não é comum que isso aconteça em movimentos tão próximos. É o que está prestes a acontecer com o AUDJPY. Deixe-me explicar: de meados de abril a meados de maio desse ano, o preço do par caiu quase 900 pips, efetuando uma correção no meio desse caminho, retração essa que alcançou exatamente 61,8% de Fibonacci, como visto na primeira imagem abaixo. Assim que o preço continuou sua queda após a retração, a continuação do movimento do preço alcançou a expansão de 123,6% de Fibonacci. Até aí tudo bem, mas quando o preço tentou retomar a tendência de alta de antes de abril, ele não conseguiu ir muito além do último topo em 96.000, e novamente iniciou movimento de queda. Pra quem não sabe, quando um preço tenta superar seu último topo/fundo pra continuar a tendência, e não consegue fazer isso de maneira significativa, ele pode estar montando um canal bem definido, e isso acende o alerta para um ótimo padrão, podendo ser possível indicar com grande probabilidade o ponto de retorno do preço, ao tentar montar o canal.


Pois bem, assim que o preço atingiu uma nova máxima, mas não tão além do topo anterior, ele começou um movimento de queda muito parecido com o último, inclusive com retração de Fibonacci alcançando 61,8%, exatamente como na queda mais recente. A partir daí, o preço iniciou a continuação da baixa e já mira a mesma expansão de Fibo, 123,6%. Olhe a imagem do gráfico semanal do AUDJPY mais abaixo, veja como a cotação de 90.000 foi uma tremenda resistência em 2017, há 5 anos. Agora veja como o preço vem de cima buscando exatamente essa região. E tem mais fatores confluentes. Repare como 90.000 fica bem próximo da base do possível canal, e bastante próximo da expansão de 123,6% de Fibonacci analisada. São muitos fatores apontando nessa direção, e apesar de nunca termos certeza do próximo movimento do preço, a expectativa para que esse movimento se concretize é muito boa.


Para trades mais curtos, podemos reparar no gráfico de H1 que o preço pode subir um pouco até próximo de 93.000 antes de fazer a queda esperada. Se isso ocorrer, ótimas oportunidades de venda a um preço melhor serão bem prováveis. Nessa semana teremos divulgação da taxa de juros para o AUD, e se não vier nada significativo, podemos esperar esse movimento de queda com bastante probabilidade. Mas se o Banco Central da Austrália aumentar sua taxa de juros mais do que o mercado espera, podemos ver uma alta do preço que alcance no mínimo 96.000 ou 97.000. Atenção ao calendário econômico abaixo.



Calendário Econômico para a Semana


- Terça-feira, 05 de julho de 2022, às 01:30, horário de Brasília – Taxa de Juros da Austrália

Sem dúvidas, o indicador econômico de mais alto impacto no mercado. Em junho o Banco Central da Austrália (RBA) subiu os juros de 0,35% para 0,85%, uma alta realmente importante. Agora, cerca de 2 meses depois, o mercado já espera uma nova elevação de mais meio ponto percentual. Mas se o RBA aumentar para além disso, o AUD pode explodir para cima, indo buscar inclusive a cotação de 100.000. Fiquem atentos.


AUDJPY – Gráfico Diário 1


AUDJPY – Gráfico Diário 2



AUDJPY – Gráfico Semanal



AUDJPY – Gráfico de 1 Hora



COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Abra uma conta pelo link abaixo


Abrir uma conta agora