GBP ameaçado Diante do Esperado Aumento da Taxa de Juros da Zona da Europa e Nova Zelândia

Nenhuma imagem ou texto deve ser tomada como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais

Pontos de Discussão – EURGBP


Após montar uma belíssima estrutura de tendência de alta durante cerca de 4 semanas, o EURGBP vem retraindo há 3 dias. Nesse movimento de alta seguida de correção, o preço fez o que podemos considerar o terceiro toque em um canal de alta em formação. Esse terceiro toque foi na linha superior, como podemos ver na imagem mais abaixo. Desde quinta-feira da semana passada o preço está caindo para dentro do possível canal, e encontra nesse momento suporte na região de 0.84650. Repare na imagem como esse nível já serviu claramente como nível de teste em meses anteriores e em 2021. Ou seja, com o preço vindo em tendência de alta, e com recente retração, nesse exato momento o preço está em cima do que pode ser o início da próxima impulsão de alta.


O contexto econômico na zona do euro é de forte apreensão. Com uma inflação alta histórica, e acelerando, já batendo uma marca acima dos 7% acumulado nos últimos 12 meses, isso indica que em um futuro próximo o BCE (Banco Central Europeu) pode cogitar aumentar os juros básicos. Porém não é uma decisão fácil, uma vez que isso poderia derrubar forte as bolsas europeias. Há anos a taxa de juros na Europa é de 0,00%, e qualquer indício de aumento deixará o mercado bem volátil. De qualquer forma, como tem sido uma tendência no mundo, a alta da inflação está fazendo os países subirem sua taxa básica de juros, melhorando assim a rentabilidade de seus títulos da dívida pública, e por fim, atraindo mais capital estrangeiro, o que é um fator significativo para a alta da moeda do local. No caso do euro, um aumento inesperado da taxa de juros básica pode fazer os pares com o EUR terem uma alta muito além do esperado. E como estamos falando no EURGBP, euro versus libra esterlina, é interessante lembrar que na última semana tivemos declarações vindas do Reino Unido, de apoiar Suécia e Finlândia contra as ameaças russas. Dessa forma o GBP pode ter um desempenho ruim ainda nos meses de maio/junho. Esses dois fatores (alta da inflação na Europa, e Reino Unido aumentando as tensões contra a Rússia) portanto, implicam em provável alta do EURGBP.


Ainda no gráfico, vemos que um canal de alta pode estar em plena formação. Se essa situação na Europa e na Inglaterra se arrastar mais um pouco, poderemos ver esse leve equilíbrio entre as duas moedas fazer o preço ir buscar a base do canal. Assim, a região de 0.83800 e 0.84000 pode ser o próximo suporte a ser testado pelo preço do par. Explicando melhor, a alta esperada da tendência pode não vir exatamente agora, mas sim quando o preço vier testar o suporte mais abaixo.


Para operações mais de curto prazo, analisando o time frame de 1 hora, vemos que o preço está exatamente em cima da região de suporte em 0.84600 e 0.84700. O indicador Parabolic SAR começa a acelerar para próximo do preço. É nesse momento que os pontos da ferramenta ameaçam ultrapassar além da cotação do par, e mudarem de posição. Se isso ocorrer, e um ponto aparecer abaixo do preço, é um forte indicativo de que o EURGBP caminha para vir forte e fazer nova alta. No caso de objetivos mais curtos, as regiões de 0.85000, 0.85500 e 0.86000 podem ser tidas como alvos mais interessantes.


EURGBP – Gráfico Diário


EURGBP – Gráfico de 1 Hora


Pontos de Discussão – GBPNZD


Como foi explicado no tópico anterior sobre o EURGBP, o Reino Unido pode enfrentar novas dificuldades diante da tensão com a Rússia, ao apoiar a Suécia e Finlândia contra o país do presidente Vladimir Putin. Além disso, no final da semana passada foram divulgadas sanções aos familiares da família do presidente russo pelo Reino Unido. Somado a tudo isso, vemos o Banco da Inglaterra alegando que a crise energética no país pode gerar desemprego e fraco desempenho economicamente para 2023. São situações que tendem a levar o GBP a ter desempenho ruim frente a outras moedas. Apesar de não ser o que vimos nas 4 últimas semanas no GBPNZD, quando a libra esterlina ganhou certa força, ainda que com dificuldade, mesmo assim o cenário para o Reino Unido não é dos melhores. Diante desse contexto, vemos que basta a Nova Zelândia continuar a tendência de alta nos juros básicos para atrair capital estrangeiro, e fazer o par GBPNZD ter uma alta probabilidade de cair forte.


Vamos por partes:


- Reino Unido fraco economicamente, GBP tende a desvalorizar, e se o GBP perde valor, então o par GBPNZD tem uma queda;


- Nova Zelândia aumentar os juros atrai capital estrangeiro, isso eleva o valor da moeda, o que faz o par GBPNZD tender a cair, uma vez que o dólar neozelandês é a moeda de cotação (a segunda no par).


Uma análise técnica detalhada mostra que no dia 16/05 um pinbar fez falso rompimento de inside bars em resistência bem conhecida dos traders, no preço de 1.96000. Faz 4 dias que o GBPNZD está em dúvida nessa região, gerando equilíbrio de forças. Quando isso ocorre, o preço costuma romper para um dos lados da consolidação. Se esse rompimento inicia, mas volta ao estado de consolidação original, e quando isso acontece próximo a níveis de resistência, temos aí um indício muito forte de aumento de oferta iminente. Crescimento da oferta leva o preço a níveis cada vez mais baixos.


No curto prazo, vemos um canal de alta em formação no gráfico de 4 horas. Algo interessante ocorreu: o histograma do indicador MACD nesse time frame não acompanhou os topos levemente ascendentes. Quando isso ocorre gera-se uma divergência de baixa, que indica pontos de entradas para trades de venda. Isso, claro, para quem utiliza a ferramenta em seu plano de trading. Na região de 1.94300 há um suporte que pode fazer o preço segurar por um tempo, fechando assim o canal de alta. E em um provável rompimento desse suporte, um pullback implicaria em excelente chances de entrada conservadora, aquela em que os traders esperam a confirmação antes de posicionar a ordem. Já o trader que não espera por pullbacks precisa ficar atento, pois um rompimento direto é esperado, já que o sinal do gráfico diário, com um bonito pinbar, tende a levar o preço a cair firme. Veja nas imagens abaixo.


GBPNZD – Gráfico Diário


GBPNZD – Gráfico de 1 Hora


COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Abra uma conta pelo link abaixo


Abrir uma conta agora