top of page

Iene Fraco e a Hora do Show do USD - Veja Também as Expectativas de Alta no SP500

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais



O dólar está valorizando, e vimos isso nos últimos dias da semana passada em vários ativos. Hoje estudaremos como essa alta da moeda americana está impactando o USDJPY, se essa alta tem mais chances de continuar, e uma vez que continue, quais os alvos que a valorização está mirando. Além disso, como a procura por dólar está ligada muitas vezes ao interesse por ativos americanos, poderemos ter forte alta também no índice S&P500.


Se ainda não tem conta demo aqui na Vantage, abra uma aqui, crie uma de forma simples, e você já poderá inclusive testar a análise e as verificações que fazemos regularmente aqui. Espero que goste, e fique sempre atento ao local onde você pegou o link que o trouxe até esta página, pois toda semana estamos atualizando ótimos ativos regularmente. Então, vamos nessa!


Pontos de Discussão – USDJPY


Desde meados de julho o USD está mostrando para o iene que sua tendência de alta parece que veio pra ficar, especialmente depois que o preço rompeu a resistência em 145.000. E não apenas rompeu, mas até mesmo já testou esse nível em forma de pullback, ameaçando subir a partir daí até 150.000, que é a próxima resistência interessante e clara, pois há um belo topo nessa região, veja na imagem mais abaixo.

 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo


 

Quando o USDJPY estava querendo testar 138.000 pra subir, eu trouxe uma análise com essa possibilidade nessa página. Desde aquela postagem, e depois que o preço partiu daquela região, o par já subiu mais de 800 pips!! Pra muita gente isso pode ser sinal de esgotamento, mas não pra quem entende que se algo está subindo, tende a continuar subindo. Esse papo de “uma hora tem que voltar” é de quem quer forçar o mercado a fazer aquilo que deseja. O mercado pode voltar, sim, mas se está fazendo topos e fundos cada vez mais altos, procurar oportunidades nessa direção é sempre o mais adequado. Assim, o USDJPY desponta como uma das melhores tendências atualmente no Forex, e analisando os gráficos principais, temos níveis de demanda bem legais pra ficar de olho em padrões de alta.


Veja nas imagens a seguir, além do próprio nível rompido e testado em pullback, como mencionei acima, temos uma faixa de preço ainda melhor, um pouco mais abaixo. A melhor zona de oportunidades é bem em cima de 143.600, e caso o preço caia até lá e suba, há mais de 6 mil pontos até o alvo mais interessante em 150.000. Para oportunidades de curto prazo, veja a imagem do time frame H1: em 144.500 já existe uma região intermediária para possíveis subidas do preço, marcada em azul, mas sem dúvidas, a zona de maior liquidez é onde está demarcada a área de briga. Mesmo assim, o dólar pode vir tão forte diante do iene japonês, que nem dê tempo de cair até essas cotações, e já suba até 148.000 e depois 150.000. Confira todas essas perspectivas em cada uma das imagens abaixo.


É bom lembrar que o Swap para compras no USDJPY é positivo, uma vez que a taxa de juros dos EUA é maior que a do Japão, e o país norte-americano vem aumentando essa taxa, com notícias muitas vezes na direção de mais aumentos. O Japão é famoso por ter taxas de juros negativas, e pelo seu banco central ser muito paciente em aumentá-la. Assim, atualmente, com a diferença forte entre os juros dos dois países, quem fica posicionado na compra de um dia para o outro no USDJPY tende a ganhar entre 1 e 2 pips por dia, só por ficar na operação.


USDJPY – Gráfico Diário

USDJPY – Gráfico Mensal

Acompanhe análises diariamente e ideias de trade em tempo real. Faça parte do Estúdio Profissional Trader Investidor



USDJPY – Gráfico de 1 Hora


Pontos de Discussão - SP500


O índice americano SP500 vem registrando altas nos últimos meses. Apesar de sofrer baixas um pouco mais significativas nas semanas mais recentes, o ativo chegou à região de 4340.00 pontos, suporte bem importante para o índice. Lembro quando analisei aqui o SP500 pela última vez, em dezembro de 2022, e desde aquela época o ativo já dava indícios de alta forte e provavelmente longa. De lá pra cá, já foram mais de 7 mil pips de subida!! Relembre aqui.


Para essa semana, repare na imagem mais abaixo como o preço está bem em cima da região que já foi suporte, e apenas um pouco acima da média de 100 períodos (SMA 100). Essa média é importante marcador de tendências e tende a funcionar muito bem como suporte dinâmico. Vamos ficar atentos pois um teste dessa região ao mesmo tempo que o preço “flerta” com a média, pode fazer o índice receber ordens de compra de grande magnitude.


Caso o preço rompa 4465.00, ele terá espaço praticamente livre para subir até 4600.00, que é o topo forte mais recente do ativo, e certamente um alvo claro para compras em potencial. Como a retração iniciada em 27/julho se estendeu além do que uma tendência forte gostaria, é de se esperar que subidas do preço não sejam tão impactantes agora no início. Assim, fique atento a possibilidades de realização de lucros em níveis intermediários como o próprio 4460.00, e um pouco antes de 4600.00.


Repare no gráfico semanal como o topo histórico do índice é um pouco acima dessa máxima da tendência atual, 4800.00. Falando em termos econômicos, mas sem vincular causas, apenas fique atento se o aumento da taxa de juros americana der uma arrefecida. Nesse cenário, talvez, eu disse talvez tenhamos uma maior procura por ativos de risco, ações que compõem o índice, e isso leve ao aumento esperado. Mesmo assim, é apenas um alerta de caráter mais geral, não algo que acontece automaticamente, pois o mercado tem muito desse tipo de coisa: os juros dos EUA podem aumentar, e mesmo assim o SP500 subir assustadoramente. Fiquemos espertos.


SP500 – Gráfico Diário

SP500 – Gráfico Semanal

SP500 – Gráfico de 4 Horas

Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?

Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso


 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo






Comentários


bottom of page