top of page

Quando a Correlação Falha - Poderia o EURUSD e o USDJPY Caminharem Juntos?

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais



Hoje trarei dois super ativos, EURUSD e USDJPY, pois ambos estão em excelentes condições, sendo o EURUSD um dos melhores atualmente para oportunidades. Se você acompanhou o mercado na última semana, viu que vários pares com o JPY estiveram em rota de alta, e a maioria já andou bem. De qualquer forma, eles ainda não chegaram a alvos mais interessantes, e oportunidade de trades mais curtos estão válidas para os próximos dias. Além disso, veremos os alvos que despertam bastante interesse, e como eles estão bem encaixados em resistências claras.


Aliás, é uma situação atípica, o dólar estar valorizando em um ativo, e desvalorizando em outro. Correlação de ativos é um dos vários critérios que podem ser usados em abordagens de trading, mas como qualquer outro, nunca deve ser visto como algo certo, que sempre vai funcionar. Ou seja, é plenamente possível termos uma situação como essa, em que dois pares inversamente correlacionados podem estar caminhando ambos na mesma direção.


Pontos de Discussão - EURUSD


Depois de alguns meses lateralizado, o euro/dólar pegou impulso a partir do dia 06/julho e só veio iniciar uma “trégua” na semana passada. Com esse rali ultrapassando a resistência em 1.10800 de maneira significativa, não há dúvidas que o EURUSD retomou a tendência de alta. A força do preço na subida foi tanta, que se afastou consideravelmente do nível rompido de 1.10800, e agora essa mesma região é apontada como a mais provável de funcionar como ponto de liquidez. Ali espera-se que entrem compras suficientes para levar o preço a uma nova impulsão de alta.

 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo


 

Repare no gráfico semanal como o preço mira a parte superior de um canal, que inclusive já vínhamos falando desde fevereiro desse ano, veja aqui. Sim, há 5 meses esse alvo é mencionado, e embora o EURUSD tenha passado alguns meses lateralizado entre março e junho, a expectativa era de que se o par retornasse à tendência de alta, era ali que ele iria mirar como objetivo. Agora isso já é uma realidade, e mesmo que já tenha praticamente alcançado esse alvo, ainda há um nível bem claro de objetivo ali em cima, 1.14800. Como o EURUSD está em tendência de alta, e como essa região fica dentro da impulsão de valorização esperada da tendência, é ali que devemos prestar atenção.


Para operações mais curtas, e até mesmo de swing trading, é mais interessante que o preço caia mais um pouco até a região de 1.11000 e 1.10800, ou até mesmo a zona alternativa marcada na imagem abaixo no gráfico de 1 hora. Ali, há a expectativa de que o EURUSD receba muita liquidez, isto é, entrem ordens de compra fortes, e assim dê pra galgar excelentes pips. Fique atento às duas regiões de brigas marcadas na imagem, e aos melhores locais para posicionamento de stop loss. O alvo mais interessante está 30 pips antes do número redondo de 1.13000, ou seja, é crítico que operações mais curtas enxerguem a região de 1.12700 como alvo máximo. De qualquer forma, lembre-se do princípio do trading de sucesso de que sempre deve-se buscar grandes ganhos, e limitar fortemente as perdas.


EURUSD – Gráfico Diário

Acompanhe análises diariamente e ideias de trade em tempo real. Faça parte do Estúdio Profissional Trader Investidor


EURUSD – Gráfico Semanal

EURUSD – Gráfico de 1 Hora



Pontos de Discussão – USDJPY


Os ativos com o iene japonês foram os destaques da semana passada, pois todos os 7 principais não apenas estavam em tendência de alta, mas também chegaram a suportes importantes, e iniciaram subidas ótimas. Quem vinham acompanhando nossas análises por aqui já estava ligado, como por exemplo estudamos nesse artigo. Por isso fique sempre atento ao local em que você recebeu o link dessa página, pois ali você será atualizado regularmente quando novas análises forem publicadas. Se foi um e-mail, ou algum grupo, ou as mídias sociais, lá você continuará recebendo as novidades.


Pois bem, agora que os ativos com o JPY já iniciaram altas, seria ainda viável procurar compras nesses pares? Depende. Os preços já se afastaram dos melhores pontos de compra, de fato, mas podem existir níveis intermediários nesse caminho de subida que permitam algumas segundas chances de embarcar nessa valorização. No caso do USDJPY há dois níveis marcados na imagem do gráfico Diário mais abaixo, são eles: 140.500 e 142.000, sendo o primeiro o que acho mais interessante, pois o preço está acima dele, e uma queda até lá já indica que essa segunda oportunidade de pegar a tendência pode acontecer.


Para entradas com objetivo mais curto, a região de 144.900 está marcada na imagem do gráfico H1 mais abaixo como bem destacada, e ela fica a aproximadamente 400 pips de distância. Se ainda parecer longe, olhe com carinho o nível de 142.000, cerca de 130 pips da região alternativa para oportunidades de compra. Atenção, justamente devido ao preço já ter subido uma boa parte da pernada de alta, esse tipo de entrada tende a receber algumas oscilações indesejadas do preço. Isso significa que mesmo posicionando stops atrás da região de briga, nada impede que o preço caia abaixo dali pra pegar mais liquidez de compra antes de subir. Como trader, você deve saber que isso é perfeitamente normal, em qualquer situação inclusive, mas no contexto de o preço já ter subido uma parte da alta, essa configuração tende a sofrer um pouco mais com esse problema. Stop é sempre importante.


USDJPY – Gráfico Diário

USDJPY – Gráfico Semanal

USDJPY – Gráfico de 1 Hora

Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?

Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso


 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo



bottom of page