Sinais Contraditórios em Pares Correlatos são Raros, mas Acontecem – Análise GBPUSD e AUDUSD


Pontos de Discussão – GBPUSD


Na última semana a libra esterlina perdeu força frente ao dólar. Isso aconteceu junto com o aumento das sanções à Rússia por parte do Reino Unido. Possivelmente os investidores sentiram a tensão criada, mesmo após alguma diminuição breve dos ataques e sinalização de acordos entre as nações em guerra. Essa queda ocorreu logo após uma alta da libra com a expectativa da divulgação dos dados do PIB do UK. Como investidores já esperavam que os dados seriam positivos, muitos deles se anteciparam e empurraram o preço para cima durante alguns dias. Porém quando de fato a informação saiu, a libra já tinha retomado sua queda predominante diante do dólar. Nos últimos dias o preço vem tentando romper o suporte em 1.30000, mas esse número redondo certamente abriga ordens de compras pendentes que estão segurando o provável rompimento da região. Até quando os compradores vão segurar é a questão. Veja na imagem abaixo.


GBPUSD – Gráfico Diário


Com a pressão exercida na região de 1.30000, que por não ser um suporte significativo em time frames maiores, cresce a expectativa de rompimento dessa zona. Investidores devem ficar atentos ao grande potencial de queda que existe caso esse rompimento de fato ocorra. Abaixo de 1.30000 o gráfico não tem nenhum suporte mais importante para segurar o preço até 1.27000. Ou seja, se as compras da região do suporte não forem suficientes para empurrar o preço novamente para cima, o caminho está livre para o GBPUSD cair 300 pips. Devido à força vendedora empenhada nos últimos 5 dias, ao que tudo indica o preço pode buscar alvos de 50 a 100 pips já nos próximos dias.



Olhando gráficos menores como o de 1 hora, vemos que o preço está respeitando algumas inversões suporte/resistência importantes. E isso ocorre quando há uma impulsão na direção recente mais forte (baixa), com posterior retração até o nível rompido. A queda mais recente teve cerca de 125 pips, e a queda atual está em 50 pips. Assim se a impulsão se repetir, o alvo mais interessante fica próximo de 1.29000. Repare também que existe um canal bem definido feito na segunda-feira. Assim, antes de cair, o preço pode testar novamente a linha superior da formação, gerando oportunidades com melhores relação risco/retorno


GBPUSD – Gráficos de 1 Hora



Pontos de Discussão – AUDUSD


No início de 2022 o AUDUSD fez um fundo duplo em uma região de importante suporte no semanal. Após essa configuração o preço iniciou uma tendência de alta bem estabelecida. Na semana passada tivemos um falso rompimento da resistência em 0.75500 e o candle daquele do dia 05 de Abril deixou uma sombra para cima bem na região. Isso indicava que uma retração poderia vir, e de fato aconteceu. Interessante o trader notar que a queda ocorrida em sequência ao padrão iniciou com um engolfo de baixa bem característico das entradas de vendas, que podem ter sido realizadas pelos investidores realizando o lucro das compras de dólar australiano e vendas de dólar americano. Após a queda, que teve seu provável último suspiro no dia 11 de Abril, o preço já dá sinais de que a retração pode estar perdendo força.


AUDUSD – Gráfico Diário

Agora o preço está em cima exatamente de uma região de inversão Suporte/Resistência, e já deu a primeira indicação de quem tem mais chances de subir, gerando assim ótimas oportunidades de alta. Day traders precisam atentar para a resistência outrora testada com falso rompimento em 0.75500, pois compras podem ser afetadas quando e se o preço alcançar tal nível. Abordagens de proteção de ordens positivas podem se dar muito bem a partir desse ponto, isto é, caso o preço respeite a resistência e caia, os traders comprados não ficam sem nada no bolso. Repare no gráfico de H4 como o Stochastic deu um sinal extremamente claro, assim que a média do indicador saiu da região de sobrevenda para sobrecompra (superando o nível de 20). No candle sinal, uma entrada baseada no rompimento da máxima, com stop loss atrás da mínima, já teria gerado um retorno maior que 2 vezes o tamanho do risco.


Já no gráfico de 30 minutos podemos ver que após a impulsão inicial ocorrida no dia 12 de Abril, o preço já mostra que pode vir para um pullback visando a região entre 0.74200 e 0.74400. Essa zona coincide com os níveis de 76,4% e 61,8% de Fibonacci, respectivamente. Assim, de o preço do AUD perder um pouco de força diante do dólar, fique atento para possível ganho de força repentina a partir da região indicada na imagem. Mais atenção ainda ao fato de que o local que o preço se encontra é bem em cima de 38,2% de Fibonacci, e que também é uma zona que já resistência no dia 11 de Abril. Assim, em caso de forte sinal de alta já no preço de 0.74600, o preço pode iniciar mais uma impulsão da tendência de alta, e os compradores estarão muito bem posicionados se pegarem essa subida iminente.


AUDUSD – Gráfico de 4 horas


AUDUSD – Gráfico de 30 minutos


COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Abra uma conta pelo link abaixo


Abrir uma conta agora