Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais
Terceira semana de 2024 já começou, e o mercado tem movimentado alguma coisa, embora longe do que se espera para os próximos meses. Assim, estamos vendo, por exemplo, o GBPUSD bem preso e ‘engarrafado’, em um estreitamento ruim de achar oportunidades, embora a consolidação esteja perto de um nível crítico. Já o USDJPY veio com boa volatilidade nesse começo de ano, e aponta algumas oportunidades que podem surgir nos próximos dias. Veremos detalhes de cada um em instantes.
Especular com a variação dos ativos é o que traders fazem, e operar diversos instrumentos financeiros através dos Contracts for Difference é o que permite essa atividade ser simples, sem burocracia. Na Vantage você pode fazer testes e verificar como é operar os CFDs. Se ainda não tem conta demo na Vantage, abra esse link, crie uma de forma simples, e você já poderá inclusive testar a análise e as verificações que fazemos regularmente aqui. Espero que goste, e fique sempre atento ao local onde você pegou o link que o trouxe até esta página, pois toda semana estamos atualizando ótimos ativos regularmente. Vamos nessa?
Pontos de Discussão – GBPUSD
Não é de hoje que o GBPUSD está ‘engasgado’. O par já não vinha bem desde o final do ano passado, e agora no início de 2024 parece que não está nem aí pra nada. Contudo, analisando mais profundamente, com um pontada de estudo macro, pelo gráfico semanal, vemos que o preço ficou nesse gargalo mais próximo de regiões de resistência do que de suporte.
Vejamos, há o nível de 1.28000 e a linha superior de um canal de baixa, ambos vistos nas imagens a seguir. Além desses dois níveis confluentes, temos um padrão de falso rompimento de inside bar no semanal, também apontando para baixo. Sabemos que o preço pode seguir para qualquer lado, mas eu fico com a primeira impressão, de que há boas oportunidades de venda a caminho.
A região de 1.27300 no semanal também é de se notar, e eu marquei em roxo na imagem. No gráfico de 1 hora dá pra ver como o preço está ‘sambando’ nessa região, e já pode cair direto a partir dali. Mesmo assim, eu ainda prefiro ver o preço ganhar um pouco de força até a resistência em 1.28200 novamente, testar o nível e a linha superior de um canal de alta no gráfico de 1 hora, e justamente a partir dali dar algum sinal de venda interessante. O alvo mais adequado para trades de curto prazo eu visualizo em 1.26100, com uma excelente relação de R/R.
GBPUSD – Gráfico Diário
Muita gente desconhece a alavancagem da forma como deveria ser utilizada. É comum ouvir as pessoas falando que "é arriscado operar alavancado", mas o que muita gente não sabe é que sem alavancagem o trader não aproveita todo o potencial do mercado de CFDs.
Há mais de 5 anos eu venho ensinando como usar todo o potencial dessa ferramenta, e você pode aprender a utilizar a alavancagem desde o básico até o nível avançado, protegendo seu patrimônio, além de buscar GANHOS DUPLICADOS! Conheça meu Curso único na internet:
Agora segue a continuação do artigo de hoje...
GBPUSD – Gráfico Semanal
GBPUSD – Gráfico de 1 Hora
Pontos de Discussão – USDJPY
O iene vinha tendo vários momentos bons diante do dólar, fazendo a moeda americana sofrer. Foi uma queda bem interessante desde o dia 13/Novembro do ano passado. Se olharmos no gráfico semanal, vemos uma linda divergência de Baixa no MACD, inclusive o Histograma da formação passou abaixo de zero na queda que seguiu o primeiro topo. Esse tipo de configuração divergente indica que quando os compradores tentaram levar o preço do USDJPY para cima novamente, esse alta não teve tanta força quanto à primeira, e pode ter sido o último gás significativo deles. Após a divergência é que veio a derrocada do USD diante do JPY nesses últimos 2 meses e meio, e eu ainda acredito que tem mais queda engatilhada.
Vejamos que no gráfico D1, o preço está em cima de um nível, marcado em amarelo, 146.450. Pode não ser uma das melhores regiões, mas o pinbar que deixou por ali acendeu o alerta de queda provável. Não está traçado no gráfico, mas o nível de 50% da retração de Fibonacci passa exatamente onde o preço fez esse pinbarzinho. Esse padrão tem um peso grande, e costuma trazer excelentes oportunidades. Eu escrevi recentemente um artigo completo sobre o pinbar, acesse aqui. Em caso de queda, o suporte em 141.500 é o alvo mais interessante, pois foi suporte recente, e suporte muito significativo em 2022, além de passar bem em cima de uma LTA bem marcada.
Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo
De qualquer forma, veja que o USD não está morto completamente, e vem querendo valorizar diante de várias moedas nesse início de ano. Assim, caso o dólar suba nos próximos dias, e gere oportunidades de compra, fique atento para possíveis saídas com lucros nos preços de 148.300 e 149.700, também marcados nas imagens abaixo. Essa ideia de que o preço ainda pode subir e buscar tais regiões também é endossada pela SMA de 100 períodos imediatamente acima do preço, e essa média ainda não foi testada adequadamente depois que o preço veio para abaixo dela na queda forte dos últimos 2 meses e meio.
USDJPY – Gráfico Diário
USDJPY – Gráfico Semanal
USDJPY – Gráfico de 1 Hora
Por fim, queria te falar que venho divulgando uma série de artigos sobre o mercado Forex aqui no site da Vantage. Se está começando agora no mercado de câmbio, ou mesmo se deseja entendê-lo de forma mais profissional, é uma ótima oportunidade de aprender a fundo sobre o sistema financeiro de negociação de moedas que movimenta trilhões de dólares diariamente.
Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?
Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso
Comments