top of page

Visível Fraqueza do Iene Impede a Moeda Japonesa de se Aproveitar do Mau Momento do Dólar

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais


O dólar vem tendo dificuldades de se estabelecer diante de algumas moedas, veja por exemplo USDCHF e GBPUSD, onde o USD tem tido dificuldades há algum tempo. Também vemos o EURUSD, USDCAD, AUDUSD e NZDUSD, todos lateralizados, ou seja, o dólar também não mostra força diante dessas moedas. Só o iene não consegue se aproveitar do mau momento do dólar americano. A fraqueza da moeda nipônica nas últimas semanas ficou muito gritante, e parece que qualquer outra divisa que tenha um mínimo ânimo entre os investidores consegue bater o iene com facilidade (veja GBPJPY, EURJPY, CADJPY, CHFJPY, AUDJPY ...). Veremos hoje ótimos pontos de compra para o dólar/iene, para aproveitar esse desinteresse forte pela moeda do Japão. Vamos estudar também o bom momento da libra diante do dólar, e quais os pontos mais interessantes para oportunidades de compra.

 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo


 

Um último recado antes de iniciarmos, quarta-feira, 28/Jun, é o dia em que os presidentes de três bancos centrais vão se pronunciar, Inglaterra, Japão e EUA. E você já sabe, nesse dia o clima pode ficar meio atordoado. Assim, fique bem atento aos níveis e as regiões de briga mostradas no artigo de hoje. Espero que goste.


Pontos de Discussão - GBPUSD


O GBPUSD está em clara tendência de alta, e a queda da última semana encaixa-se perfeitamente na retração que esperamos e avaliamos no último artigo, seguindo quase que como uma “rota traçada”. Veja o estudo detalhado da libra/dólar mais recente aqui. Tivemos 5 dias em que o GBP tentou ganhar do USD sempre que esse valorizava um pouco, isso deixou muitas sombras para baixo nos candles do gráfico Diário, e em times menores foram violinadas nada agradáveis. Para completar, semana passada tivemos divulgação da taxa de juros do Reino Unido, e isso ajudou a mexer com os ânimos de traders ao redor do mundo todo.


Mas apesar desse momento de “sacudidas”, o ponto de compra mais interessante permanece o mesmo desde a subida forte do GBPUSD, que rompeu a resistência em 1.26500, e já vinha mirando cair até pelo menos esse nível antes de uma nova impulsão de alta. Veja na imagem mais abaixo do gráfico D1 o melhor ponto para oportunidades de compra, que é exatamente onde antes tinha sido resistência, e agora quer ser suporte. Assim que, e se o preço chegar até lá, há confluências suficientes para que indicativos de entrada de compras pesadas ocorram. Em outras palavras, é na região marcada na imagem em amarelo que as melhores estratégias estarão sinalizando suas entradas de compra a partir dos mais diversos sistemas de negociação possíveis, a favor da tendência, claro.


E antes de uma análise mais de perto em times menores, veja que no semanal temos o limite superior de um canal de baixa em formação como um dos melhores alvos para essas compras de médio prazo. Essa possibilidade já vem sendo ventilada por aqui há mais de 2 meses!! Nesse artigo esse limite superior do canal em formação já era mostrado, e a distância até lá era de 10 mil pontos. Desses 10 mil, o GBPUSD já andou mais de 3 mil pontos a favor e em direção ao alvo traçado, mas ainda tem muito espaço até lá, e a tendência de alta é o melhor indicador de que as chances de atingir essa meta é boa.


No gráfico de 4 horas mais abaixo vemos que o preço está seguindo uma boa contagem das ondas de impulsão de Eliot, e marcando a partir do fundo mostrado, temos a quarta onda muito provavelmente já perto de encerrar e dar início à 5ª onda, de alta. Repare que nesse cenário, não é nada difícil para o GBPUSD atingir o alvo em 1.30000, que é o topo mais recente da tendência de alta em vigor. Um objetivo alguns pips antes, como em 1.29900 é bastante interessante. Fique atento.


GBPUSD – Gráfico Diário

Acompanhe análises diariamente e ideias de trade em tempo real. Faça parte do Estúdio Profissional Trader Investidor


GBPUSD – Gráfico Semanal

GBPUSD – Gráfico de 4 Horas


Pontos de Discussão – USDJPY


Pois é, o iene está uma vergonha, sinceramente. Mas eu digo isso não como algo ruim para os traders, pelo contrário, é um momento péssimo para a moeda, mas a volatilidade surpreendente que vimos nos pares com o JPY, fazendo com que as cotações disparassem, trouxe ânimo para especuladores. Para entendermos como o USDJPY está forte na sua alta, veja que há algumas semanas eu falei sobre essa força do dólar diante do iene (ou fraqueza do iene frente ao dólar), e antes que o preço pudesse testar o suporte mais interessante, ele já explodiu para cima. Nesse artigo aqui há as imagens que mostram onde esperava-se que o USDJPY testasse antes de subir, mas ele está tão forte que subiu bem antes!


Essa explosão para cima nos pares com o JPY certamente gerou duas coisas:


1 - Lucros pra quem viu as tendências e se posicionou a favor

2 - Desespero para quem abriu ordens contrárias à tendência, isto é, vendeu pares com o iene, e não fez isso usando stops.


No segundo caso, dependendo da forma como foi feito, muitas contas estão próximas de quebrar, e outras já se foram nessas 2 últimas semanas, em que pares como o GBPJPY subiram mais de 10 mil pontos sem olhar pra trás. Muito cuidado. Sempre, SEMPRE proteja seu capital. Nunca entre em uma operação acreditando que sabe para onde o mercado vai, e que por isso você ‘supostamente’ não precisa de meios para cortar as perdas rapidamente. Não se engane, o pensamento dejá subiu muito, agora não tem como subir mais, já fez muitos traders inexperientes perderem bastante dinheiro. O mercado sempre pode nos surpreender, e ele faz isso com frequência, gerando um paradoxo: muita gente despreparada acredita que é “raro” um par subir outros 10 ou 30 mil pontos, já tendo subido 10 mil na última semana, e mesmo assim o mercado continua fazendo isso de tempos em tempos. É aquela frase, que particularmente eu acharia muito cômica, se não fosse algo trágico: “É raro, mas acontece muito!


Analisando o USDJPY tecnicamente, após esse sério aviso sobre o gerenciamento de risco, vemos que o par tem dois pontos para melhores oportunidades de compra: 142.200 e 140.800. O primeiro é uma resistência próxima ao preço atual, mesmo assim tem seu potencial. Já o segundo ponto, 140.800, está em uma proporção adequada para uma retração. Assim, se o preço apenas encostar em 142.200 e pegar volume, isso ficará claro pela dificuldade do preço em romper para baixo. Mas se na queda, o preço não der a mínima para 142.200 e for buscar 140.800 imediatamente, fique atento pois ali é onde acredita-se estarem as maiores e mais pesadas ordens de compra a favor da subida.


No gráfico de 4 horas estão marcados os dois melhores pontos para prováveis entradas de liquidez, e as duas regiões de briga correspondentes. Também deixo marcado os pontos mais interessantes para posicionamento de stop loss para determinado tipo de estratégias. Por exemplo, entradas na região de 140.800 podem analisar a possibilidade de posicionamento de stops atrás de 140.000.


USDJPY – Gráfico Diário

USDJPY – Gráfico Semanal

USDJPY – Gráfico de 4 Horas

Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?

Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso


 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo



bottom of page