top of page

EUR e CAD Podem Valorizar em Semana de Divulgação de Taxa de Juros. Mas Euro tem um Caminho mais Interessante.

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais



Vamos ver hoje as implicações das taxas de juros sobre os movimentos dos preços, especialmente do CAD e EUR, pois essa semana promete bastante volatilidade, com declarações de ambos os bancos centrais. Veremos também se o EURUSD tem fortes chances de finalmente quebrar a estreita lateralidade que engatou nas últimas semanas. Espero que goste.

 

Especular com a variação dos ativos é o que traders fazem, e operar diversos instrumentos financeiros através dos Contracts for Difference é o que permite essa atividade ser simples, sem burocracia. Na Vantage você pode fazer testes e verificar como é operar os CFDs. Se ainda não tem conta demo na Vantage, abra esse link, crie uma de forma simples, e você já poderá inclusive testar a análise e as verificações que fazemos regularmente aqui. Espero que goste, e fique sempre atento ao local onde você pegou o link que o trouxe até esta página, pois toda semana estamos atualizando ótimos ativos regularmente. Vamos nessa?

 

Pontos de Discussão – EURUSD

 

O espaço que o EURUSD está oscilando é estreito, tem cerca de 150 pips, e o preço ficou variando entre 1.08450 e 1.10000. Em análise recente aqui no site vimos exatamente a possibilidade de vendas na resistência dessa apertada lateralidade, acesse aqui. Na página, você também vai ver como eu também já mostrava que no suporte em 1.08450 teríamos possibilidades de compra, e é exatamente onde o preço está.

 

Mas atenção, já há algumas semanas que eu mostro como na perspectiva um pouco mais macro (veja o gráfico semanal), o EURUSD testou novamente o limite superior de um canal de alta, e aqui eu te mostro que essa verificação de oferta ocorreu não apenas em 1, mas em limites superiores de 2 canais diferentes, um maior e um menor. Ok, ok... o preço já vem caindo desde que alcançou a máxima em 1.11392, no finzinho do ano passado; mesmo assim, minha análise é que os vendedores ainda têm mais “bala na agulha”, e podem derrubar o preço do Euro um pouco mais.

 

Então, apesar de sim, o preço estar no suporte podendo gerar compras em potencial, lucros dessas operações estariam por demais satisfeitos se o preço alcançar 1.10000 novamente. Já a possibilidade de vendas vem, a meu ver, com mais “peso”, podendo derrubar o preço a patamares como 1.07500. Como essa semana teremos notícias referentes a taxa de juros da União Europeia na quarta-feira, 25/jan, fique atento. Uma indicação mais ‘frouxa’ na política monetária, sinalizando redução ou mesmo manutenção da taxa de juros, tem potencial de levar o EURUSD aos níveis baixos que mostrei. Se o ECB (Banco Central Europeu) for mais categórico no combate ao aumento recente da inflação europeia (+- 2,9%), com afirmações incisivas no combate à elevação de preços, esperamos até mesmo um rompimento da resistência de 1.10000 no EURUSD.

 

EURUSD – Gráfico Diário 

 

Muita gente desconhece a alavancagem da forma como deveria ser utilizada. É comum ouvir as pessoas falando que "é arriscado operar alavancado", mas o que muita gente não sabe é que sem alavancagem o trader não aproveita todo o potencial do mercado de CFDs.


Há mais de 5 anos eu venho ensinando como usar todo o potencial dessa ferramenta, e você pode aprender a utilizar a alavancagem desde o básico até o nível avançado, protegendo seu patrimônio, além de buscar GANHOS DUPLICADOS! Conheça meu Curso único na internet:


 

Agora segue a continuação do artigo de hoje...


EURUSD – Gráfico Semanal 

EURUSD – Gráfico de 4 Horas 

 

Pontos de Discussão – USDCAD

 

O dólar americano vem batendo em algumas moedas, mas desde sexta-feira que deu uma estagnada, e perdeu força. Diante do CAD, o USD não só parou um pouco a valorização, como já vem indicando que pode não ir tão firme assim pra cima da moeda canadense. Ou seja, é como se a fora do dólar tivesse chegado a um limite, e agora é a hora de o CAD mostrar se a estrutura de queda que já vem há alguns meses vai está aí pra ficar.

 

Assim, nessa semana, especialmente com a divulgação da taxa de juros do Canadá, é esperada uma desvalorização do USDCAD, ainda mais agora que o preço encontrou tanto um nível que já foi suporte recente, como o limite superior de um canal de baixa (veja na imagem do gráfico D1). Inclusive sexta, 19/jan, e segunda-feira, 22/jan, o preço do CAD já esboçou alguma reação.

 


 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo



 

Os gráficos maiores não nos dizem muito, pois no semanal, por exemplo, o preço não se consolida nem pra alta, nem pra baixa, além de estar bem próximo do centro de um canal quase horizontal. Ou seja, não dá pra esperar e extrair muita informação útil daqui.

 

Assim, com base na análise estrutural do D1, e com a expectativa de um vigor maior no Banco Central Canadense para combater o aumento da inflação que o país sofreu agora em janeiro (de 3,1% em dez, para 3,4% em janeiro 2024), espera-se uma provável valorização da moeda, e consequente queda no USDCAD. No gráfico de 1 hora mais abaixo, deixei marcada onde acredito ser a zona de briga principal do par, e é justamente ali que o preço está caminhando pra buscar liquidez, seja exatamente na região de 1.35000, ou um pouco acima. Como o preço já foi além de 1.35000 na semana passada, boa parte da liquidez de venda já deve ter entrado. Se o preço falhar em cair e voltar para acima da resistência, o próximo nível para novas vendas estaria apenas em 1.36000. Caso venha de fato a cair nos próximos dias, o alvo natural para vendas possíveis está no suporte em 1.33700, e em caso de queda mais vigorosa, em 1.32000.

 

USDCAD – Gráfico Diário 

USDCAD – Gráfico Semanal 

USDCAD – Gráfico de 1 Hora

 

Por fim, queria te falar que venho divulgando uma série de artigos sobre o mercado Forex aqui no site da Vantage. Se está começando agora no mercado de câmbio, ou mesmo se deseja entendê-lo de forma mais profissional, é uma ótima oportunidade de aprender a fundo sobre o sistema financeiro de negociação de moedas que movimenta trilhões de dólares diariamente.

Está atento a seu Imposto de Renda das operações realizadas no exterior?

Conheça a Planilha Automática de IR e fique tranquilo com isso



 

Precisa de uma conta para operar dólar/real, mini-índice Bovespa, com depósitos por PIX, e taxas realmente diferenciadas? Abra uma conta na Vantage Markets pelo link abaixo e comece a operar hoje mesmo




bottom of page