top of page

Mesa Proprietária Vale a Pena Mesmo?



Tome muito cuidado com Mesas Proprietárias, pois esse tipo de "oportunidade" pode ter escondida uma armadilha. Ficou comum ultimamente a ampla divulgação das "provas para traders", em que um operador decide negociar o capital de terceiros, usando uma plataforma chamada "mesa proprietária". Mas esses sistemas infelizmente se apossaram de um desejo genuíno de traders no mundo todo, ganhar mais por operar um capital alheio, e criaram um mercado de taxas e comissões muito lucrativo, para eles.


Nesse artigo eu vou te mostrar o porquê as mesas proprietárias hoje existentes não estão alinhadas à forma como o mercado funciona, levam pessoas a criarem expectativas irreais sobre rentabilidades e consistência em resultados, e também vou te explicar por que você deve estar atento às condições que exigem para poder operar através delas. O que está por trás do conteúdo desse artigo não só vai te proteger dessas armadilhas, como vai te abrir a mente para finalmente operar alinhado como o trading de sucesso exige.

 

COMPARTILHE esse artigo com aquele seu amigo que está desesperadamente tentando passar numa prova de Mesa Proprietária, acreditado que isso vai mudar a vida dele como trader


COMENTE ao final do texto, e me diga o que achou, se tem uma visão diferente, ou que ideias você acha que poderiam ser discutidas por aqui

 

Um dos conhecimentos mais importantes que adquiri sobre o mercado é a sua característica da incerteza, e a consequência disso são os resultados completamente aleatórios, isto é, sem nenhuma base previsível, muito menos regular. Assim, independente da estratégia, um princípio fundamental do trading de sucesso, crucial ser entendido e aplicado todos os dias, é que não dá pra prever os resultados futuros, nem no curto, nem no longo prazo. Quando o período de tempo para essa verificação é menor, semanas, meses, poucos anos, fica mais grave tentar prever ou estipular qualquer perspectiva como rentabilidade mensal, ou mesmo o ganho absoluto nesse tempo.


Sendo assim, tanto é possível ter um mês negativo, como um mês positivo, como também um ano inteiro e não render nada, mas é plenamente possível outros 12 meses em que o sucesso e alinhamento das operações com o movimento do mercado seja tão bom, que os ganhos superem em muito um valor médio. Ainda nesse artigo trarei exemplos de resultados muito bem sucedidos, e garanto que para muita gente seria algo inadequado.


O Fator Tempo


Há alguns anos quando as opções binárias eram mais famosas e muita gente caía no conto dessas empresas de aposta (empresas que fornecem esse desserviço de OB), eu já discutia e afirmava que um dos grandes problemas era o tempo limitado das operações, seja alguns segundos ou poucos minutos. Basicamente, quando alguém limita o período em que uma operação precisa dizer se é lucrativa ou não, ela está tentando obrigar o mercado a fazer o que ela quer, e isso simplesmente não vai dar certo.


Quando um padrão de comportamento de mercado aparece, o preço pode imediatamente seguir para a direção esperada, como pode levar dias, semanas até que isso aconteça. Contar que a valorização ou desvalorização da expectativa aconteça nos próximos minutos ou horas é tentar colocar um 'cabresto' no preço e dizer, "vá para ali" ou "venha para cá". Ao longo dos anos eu já vi, constatei e me certifiquei (fui certificado), de que o mercado não faz o que a gente quer, e não há formas de conseguir esse feito. E mais, mesmo que aleguemos saber disso, inconscientemente tendemos a agir com esse intuito através de nossas atitudes diárias no mercado.


Logo, para que algo mostre se deu certo ou não, é preciso tempo, bastante tempo. Isso de forma alguma valida estratégias que não usam stop loss e deixam o trade correr solto, assumindo perdas flutuantes enormes. Não. O que quero dizer é que quando um trade é aberto, se ele for na direção contrária, a perda deve ser cortada, mas a operação não deve ser encerrada apenas porque ela 'AINDA' não seguiu para onde imaginaríamos que o padrão de comportamento indicava. Assim, o mercado precisa de tempo pra se decidir.


Os resultados no trading dependem da volatilidade, ou seja, estão diretamente ligados ao fato de o mercado seguir ou não a favor do que se espera. Sem essa movimentação, o trader simplesmente espera, já que, como vimos, é impossível forçar o mercado se mover. Somente por esse fator (que já é determinante), já vemos que não dá pra exigir do mercado que um determinado resultado aconteça em um período de tempo escolhido pelo trader. Esse resultado pode ser rápido, sim, mas também pode demorar, e na maioria das vezes demora, MUITO.


Quando uma mesa proprietária exige que seus operadores, ou avaliados, atinjam um determinado resultado em um período de tempo de semanas ou poucos meses, o que ela está querendo é algo simplesmente impossível de ter controle. O resultado pode vir durante o período, até mesmo bem antes do final do prazo, como pode não vir, com a mesma probabilidade. Mas no caso de não acontecer durante as semanas/meses da avaliação, o trader avaliado será classificado como "não apto". Entende o absurdo?


Suponha uma prova de mesa proprietária que dure 30 dias, e eu aplique a minha estratégia ali. Após esse período, tive perdas de -5%. Consequentemente seria reprovado, perderia o valor pago como taxa para a mesa, e ficaria tentado a me sentir mal, já que não consegui o que gostaria. Agora suponha que eu retorne às operações usando meu capital, longe da mesa proprietária, aguardando o próximo período de avaliação, e nesse ínterim eu tenha um mês altamente positivo, com +25% de lucros! A mesa não teve tempo de ver meu excelente resultado. Passo esse segundo mês, depois de estar liberado para uma nova avaliação, me inscrevo, pago a taxa (altíssima), e tenho mais 30 dias. Nesse período, supondo que a minha estratégia não vá bem, e eu agora perca -10%. Novamente, a mesa proprietária me avaliará como "não classificado".

 

Conheça a Planilha Automática de Imposto de Renda e faça você mesmo a apuração de seus trades instantaneamente


 

Se somarmos os resultados do exemplo, isto é, o primeiro mês (testando para a mesa) com perdas de -5%, o segundo mês (operando apenas para mim) com ganhos de +25%, e o terceiro mês (na prova da mesa novamente), a rentabilidade total conseguida seria de média conseguida +6,87%, com uma média mensal de +2,24%, algo realmente excelente! Mas a mesa não viu isso, pois nos meses da avaliação simplesmente aconteceu de não ter um bom momento, absolutamente normal, e totalmente esperado no universo da renda variável!


Se essa média continuasse, ao final de 12 meses o resultado seria de +30%, uma rentabilidade excelente. Mas como a mesa proprietária não me permitiu mostrar esse resultado, pois me desclassificou após um mês na primeira tentativa e mais um mês na segunda, não houve tempo suficiente para que ela visse o meu bom resultado. O fator tempo aqui foi decisivo.


Ainda nesse tópico, repare que não faz diferença se a prova é de 1 mês, ou por 6 meses, já que, como veremos, é tão normal ter 1 mês negativo, como é também extremamente comum pegar uma fase negativa que dure mais de 6 meses. Portanto, ao limitar o tempo da prova, as mesas definitivamente não estarão selecionando adequadamente seus operadores. Se é que existam operadores com dinheiro real uma vez que entrem, mas já já trataremos disso também.


Concluindo sobre o fator tempo, e já dando as primeiras pitadas na questão dos resultados aleatórios possíveis, imagine que um trader B faça a prova e consiga um resultado de +20% em 30 dias, e simplesmente aconteceu de seu rebaixamento estar dentro dos critérios da mesa, mesmo operando sem um bom controle do risco. Assim ele seria classificado pela mesa proprietária. Uma vez lá dentro, imagine que devido a seu fraco gerenciamento, aconteceu uma fase bem ruim logo na primeira semana, e ele perdeu rapidamente o que a empresa limitava para drawdown. Caso seja permitido continuar operando quando terminar o mês, pra controle de rebaixamento, digamos que isso acontece novamente. E depois, mais uma vez ocorrer de perder o limite no período seguinte, e isso acontecer de novo, de novo e de novo, até que aquele resultado de +20% já tenha sido superado e já existam perdas acumuladas significativas...


Isso é possível? Sim. Provável? Também! Mas a mesa não teve tempo de ver que o sistema de gerenciamento do risco do trader era falho (considerando que fosse de fato), e MESMO ASSIM o aprovou! O tempo é determinante, não se esqueça disso nunca.




O Fator Aleatoriedade


Quando falamos do tempo limitado para mostrar que uma estratégia funciona, vimos exemplos tanto de um bom sistema que gerou mais de 2% ao mês em média, como um que apresentou perdas seguidas e rebaixamento grave após a aprovação pela mesa proprietária. E é exatamente aqui que quero te mostrar exemplos de situações que se não abrir sua mente agora, nada vai.


Veja essa excelente performance de um trader A abaixo:


Mês 1: -15%

Mês 2: -5%

Mês 3: +10%

Mês 4: +0,5%

Mês 5: -2%

Mês 6: -8%


Total Acumulado em 6 meses: -19,50%

Média Mensal: -3,55%


Será que errei? Não, é isso mesmo, mas o que torna excelente essa performance não é somente esses 6 meses, mas todo o contexto de longo prazo do que está sendo feito. Antes de vermos a continuação desse resultado, segue o resultado do trader B, também excelente:


Mês 1: +15%

Mês 2: -5%

Mês 3: +5%

Mês 4: +6%

Mês 5: -4%

Mês 6: +18%


Total Acumulado em 6 meses: +37,74%

Média Mensal: +5,48%


Parece de fato ser uma ótima performance, não é? Isso mesmo, mas não é tão boa por causa desse resultado de apenas 6 meses, mas sim, novamente, pelo contexto geral de longo prazo. Vamos ver agora os próximos 6 meses do primeiro trader, o trader A, usando a mesma estratégia:


Mês 1: -15%

Mês 2: -5%

Mês 3: +10%

Mês 4: +0,5%

Mês 5: -2%

Mês 6: -8%


Mês 7: -5%

Mês 8: +15%

Mês 9: +12%

Mês 10: +10,5%

Mês 11: -2,5%

Mês 12: +27%


Total Acumulado: +34,77%

Média Mensal: +2,5%


Veja agora que os resultados do trader A, que ‘pareciam’ ruins (mesmo eu tendo afirmado que eram excelentes), mostram-se agora positivos, e promissores.


Repare agora na continuação da performance do trader B, a qual disse que também era ótima, mas não pelo resultado, e sim pelo contexto de longo prazo.


Mês 1: +15%

Mês 2: -5%

Mês 3: +5%

Mês 4: +6%

Mês 5: -4%

Mês 6: +18%


Mês 7: +8%

Mês 8: -15%

Mês 9: -12%

Mês 10: +8%

Mês 11: +2%

Mês 12: +10%

Total Acumulado: +34,83%

Média Mensal: +2,5%


Resumo


Trader A:

- Total: +34,77%

- Média Mensal: +2,5%


Trader B:

- Total: +34,83%

- Média Mensal: +2,5%


Resultados perfeitamente parecidos, mas o trader A nos primeiros 6 meses enfrentou uma fase ruim e aparentava ter uma péssima estratégia. Só aparentava.


O trader B teve 6 meses excelentes, e apesar das perdas no meio do período, manteve-se na média.


Agora sabe o que é chocante, as duas performances são excelentes não pelo resultado ao final e 1 ano, mas sim, como afirmei, pelo contexto geral de longo prazo. Veja os desempenhos de ambos os traders ao final de 10 anos


Trader A


Repare que ao final de 10 anos a média mensal do trader A foi de +2,00%, no ano isso representa +26,8%, que é muito bom para uma média de longo prazo!


Uma consideração importantíssima sobre o desempenho ao longo do tempo sobre os resultados do trader A é que no ano 1 ele fez aquela ótima performance que vimos, +34,77%, mas os resultados do ano 2 e do ano 3 o fizeram voltar não só a estaca zero, mas também ficar negativo!


Imagine a cabeça desse trader por operar 3 anos a fio, disciplinado, e estar com menos dinheiro do que quando começou. Não é fácil ser disciplinado nesses momentos. Mas entendendo que ele seguiu firme seu sistema, ele teve seu excelente retorno após o passar dos anos. Perceba também como os resultados com o tempo foram bastante aleatórios, irregulares, inconstantes, variando muito. Isso é trading na sua mais pura essência.


Agora vamos ver a performance do trader B nos anos seguintes.


Novamente, mais um resultado com muita oscilação, tendo anos altamente positivos, em que por exemplo duplicou ou mesmo triplicou seu capital, enquanto também houve anos negativos, um deles em que perdeu cerca de 1/3 do patrimônio.

 

Acompanhe análises diariamente e ideias de trade em tempo real. Faça parte do Estúdio Profissional Trader Investidor

 

Outra consideração importante aqui no exemplo do trader B é que ele chegou a ter uma média de +4,64% ao final do ano 4, o que poderia deixa-lo eufórico com tamanho resultado! Mas ao seguir disciplinadamente a estratégia, houve o natural retorno à média, e seu desempenho terminou os 10 anos da amostra em +2% ao mês, quase 1000% de ganhos em uma década, é muita coisa.


Entenda que são resultados plenamente possíveis, e esse padrão de não ter padrão repetitivo ou regular, mas sim muito irregular e inconstante é o que de fato se espera de uma boa estratégia. Um sistema que apresente ganhos muito regulares, sem desvios fortes, muito provavelmente está fazendo algo errado, principalmente no gerenciamento de risco.


Em um ambiente altamente aleatório como é o mercado, resultados equilibrados e regulares são altamente suspeitos! Enquanto resultados oscilantes, aleatórios, completamente variados, podem indicar que a estratégia é boa.


Repare, eu disse “podem”, já que estratégias ruins também podem apresentar resultados aleatórios e variantes, e mesmo assim quebrar. Não é algo vinculado, por isso é tão difícil avaliar a segurança de um sistema apenas por resultados. Na verdade, não é recomendável que se faça isso, e sempre faço um alerta sobre sistemas de verificação de performance como Myfxbook e MQL5. Eles devem ser usados da maneira correta, e não para avaliar se uma performance de curto prazo, alguns poucos anos por exemplo, implica que a estratégia é boa e promissora.


Assista a esse vídeo sobre plataformas de medição de resultados



Entendendo sobre o fator aleatório do mercado, ainda assim parece plausível acreditar que uma mesa proprietária, com seus critérios absurdos, serve pra avaliar se um sistema é bom ou não? Bem, se depois dessa demonstração de como funciona o mercado você ainda acreditar que as “mesas” são uma boa oportunidade... não posso fazer nada a não ser torcer pra algum dia você entender.


Não deixe de ver esse outro artigo, com ainda mais considerações sobre como são os resultados aleatórios do mercado, com exemplos bastante claros



Mesmo com essa aleatoriedade, é possível viver de rendimentos do mercado financeiro, só não é como a maioria pensa. Assista a esse vídeo e entenda como




Como as Mesas Deveriam Avaliar?

Já sabemos que não dá pra usar resultados de curto prazo como base pra determinar se uma estratégia é boa ou não, e por 'curto prazo' me refiro a meses ou mesmo alguns poucos anos. Então como essas empresas poderiam fazer para avaliar um trader e aprová-lo ou não para operar capital de terceiros?


Bem, a única forma possível é primeiro entender que os resultados são aleatórios, e segundo, desenvolver critérios de avaliação com base do gerenciamento de risco, potencial de retorno, e disciplina do operador:


Sendo mais objetivo, uma “ficha de avaliação” poderia conter os seguintes itens para marcar:


AVALIAÇÃO DO RISCO


- A estratégia usa stop loss?

- O sistema abre poucas ordens, evitando se expor demasiadamente ao mercado?

- A estratégia usa sistemas inúteis como Martingale ou Hedging

- Há um limite de rebaixamento aceito pelo trader em caso de uma fase ruim ocorrer?


AVALIAÇÃO DO RETORNO POTENCIAL


- Qual a RR média esperada das ordens? É acima de 2 pra 1?

- O sistema tem meios de projetar os alvos para níveis que permitam ganhos significativos?


AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA


- Há um plano escrito e detalhado da estratégia

- Há um constante acompanhamento em diário de trades

- O operador abriu ordens perfeitamente de acordo com o planejamento


Esses não são todos os itens que poderiam ser devidamente avaliados, há outros, mas aqui você tem um exemplo do que deveria ser feito pelas mesas proprietárias, e não essa devassidão que existe, exigindo regularidade de ganhos em um mercado completamente irregular e aleatório.


A seguir, eu fiz um vídeo completo considerando várias coisas sobre as mesas proprietárias. E recentemente (julho/2023), algumas empresas RETIRARAM o tempo limite para demostração da performance. Ainda estão a quilômetros de distância de serem algo que avalia bem os traders, mas é um mínimo avanço em direção ao que tratamos aqui de como deveria ser a avaliação correta.



Por fim, uma última coisa que as mesas definitivamente deveriam fazer era PARAR de cobrar para “analisar currículo”. Imagine você se candidatar a uma vaga de emprego, e o avaliador do RH te cobrar uma taxa pra que você possa acessar as dependências da empresa, usar o ar-condicionado durante a entrevista, cobrar taxa de uso de banheiro caso você precise, e incluir taxas extras de copos de água enquanto espera ser chamado para a avaliação...


Parece absurdo? E é! Então por que aceitar a taxa das mesas proprietárias sendo que uma vez que você fosse dar lucro para elas, você seria super bem vindo, e elas IRIAM QUERER você, elas PRECISARIAM de você. Então a última atitude do mundo seria cobrar por isso.


Mas elas cobram...


E isso esconde o verdadeiro intuito dessas empresas: lucrar com taxas de avaliação, somente isso.


Há ainda a questão sobre se existe de fato dinheiro real em jogo quando o trader é “aprovado”. Pois se o método de avaliação é 100% falho, qual a segurança que a mesa proprietária teria em colocar na mão de um operador o capital de clientes? Só há duas opções:


1 - As mesas são ingênuas, não sabem como o mercado aleatório funciona, e acreditam fielmente que vão conseguir traders que operem e gerem resultados regulares, ou


2 - Estão apenas querendo angariar com taxas, iludindo com o sonho de operar grandes capitais e fazer os operadores poderem desfrutar das comissões em cima de capitais milionários


Eu fico com a segunda opção, e você?


 

ABRA SUA CONTA NA MELHOR CORRETORA DE FOREX


Caso você queira começar a operar no Forex, abra uma conta demo ou conta real na IC Markets, a melhor corretora de Forex atualmente. Spread praticamente zero, aceita depósitos baixos, tem o gráfico correto do Forex (alinhado com Nova York). A IC Markets é a corretora que eu uso e recomendo. Basta clicar na imagem abaixo.



Veja como abrir a conta através desse TUTORIAL

Use o código 39427 no campo "Corretor Afiliado", e conte comigo para o que precisar. Estou à disposição para te ajudar nesse início da caminhada de trader profissional


 

IMPOSTO DE RENDA PARA CORRETORAS NO EXTERIOR


Conheça a Planilha Automática de Imposto de Renda e faça você mesmo a apuração de seus trades instantaneamente


 

COMENTE


Gostou desse texto? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio? Deixe um comentário abaixo. Gosto muito de um feedback dos leitores, pois isso me ajuda bastante a sempre manter o site com ótimos conteúdos.

 

LINKS IMPORTANTES


- Estúdio de Análises AO VIVO, clique aqui

- Canal Eu Sou Trader Investidor no YouTube, clique aqui

- Grupos de Whatsapp e Telegram, clique aqui

- Meu Whatsapp: (81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contatar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento

Trader Investidor



AVISO

Isenção de responsabilidade

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Eu Sou Trader Investidor e os seus criadores não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar o seu risco.

bottom of page