O que Fazer Quando a Perda Está Grande



Você já entrou em algum trade, acreditando firmemente que daria certo, e viu ele ficar bem negativo? Chegou a não usar stop nesses casos, ou até usou, mas moveu o stop mais pra longe, por acreditar que o preço iria voltar? Ou mais, será que você não veio aqui justamente porque está passando por essa situação péssima nesse exato momento? Se sim, saiba que esses e outros erros de trading são bastante comuns, e eu também já os cometi nos meus dias iniciais como trader.


Nesse artigo eu quero tratar a respeito de algo que tem acontecido com bastante frequência ultimamente. Muitas pessoas chegam até mim e relatam que estão passando pelo MESMO cenário: entraram numa operação, ela começou ficar muito negativa, e agora não conseguem fechar, pois não querem assumir a perda, nem aceitar que o trade já era. Ainda pensam e torcem, muito, para que o preço volte ao ponto em que um dia já esteve. E que aquela operação tão negativa, ainda possa render alguma coisa, ou pelo menos que o mercado dê a chance de minimizar o prejuízo, ou mesmo sair no zero a zero.


No texto de hoje você terá uma noção bem detalhada do que acontece na mente do trader ao passar por algo assim. Entenderá o porquê é tão prejudicial cometer esse tipo de erro especificamente. E, caso você esteja com alguma operação aberta EXATAMENTE como narrado aqui, vai ter uma orientação sobre os possíveis cenários que se formam diante de sua negociação. E, claro, também te mostrarei como eu venci esse péssimo hábito, e passei a ficar longe desse erro terrível.


Fique atento, leia tudo até o final, e aprenda com quem já passou por isso, entendeu onde errou, se corrigiu, e agora pode te falar e te mostrar o caminho para buscar a consistência, sem cometer os mesmos erros.


Peço a você que deixe um comentário ao final. Ter um feedback dos leitores é muito gratificante, e sempre me ajuda a melhorar esses trabalho aqui no blog ainda mais.


O PROBLEMA

Nesses casos de não uso do stop, que é um erro clássico e infelizmente tão difundido como algo a ser usado para não perder dinheiro (totalmente o contrário do correto), eu sempre recebo muitas mensagens de pessoas na seguinte situação: O preço vai firme contra a operação, e a pessoa fica sem saber o que fazer. Não fecha o trade, e fica torcendo pra o preço voltar. Se você soubesse o quanto é comum! E o tanto de gente que faz isso e perde muito! Ficaria surpreso.


O conceito por trás dessa atitude, por mais que não pareça, é que o trader não está admitindo que pode errar. E no trading o que mais acontece é termos operações negativas. Eu mesmo erro mais do que acerto. Minha taxa de assertividade hoje é inferior a 50%! Mesmo assim é possível ser lucrativo.


Mas pra isso, tem que entender a essencialidade do gerenciamento de risco, e que esse gerenciamento tem por princípio maior o fato de que o preço pode simplesmente não voltar, por um bom tempo, e em muitos casos nem volta mais. É exatamente por isso que traders de sucesso ao longo de 5 décadas vêm afirmando que é preciso cortar as perdas rapidamente.


Quando as pessoas que se encontram dentro dessa complicada situação me perguntam o que fazer, o que eu faço é levá-los a refletir nos cenários possíveis, e mostrar o que cada decisão vai gerar na sua mente. Cabendo portanto a cada um decidir o que é melhor, por qual das possibilidades é melhor passar, que sentimento é melhor sentir, e quais são as consequências de cada atitude.


OS CENÁRIOS E AS POSSIBILIDADES


Quando a atitude errada de não usar stop já está tomada, o prejuízo já está grande num trade aberto, e um prejuízo acima de um limite confortavelmente tolerável, há DUAS possíveis ações a serem executadas, cada uma com DUAS possiblidades. Isso acontece pois a cada momento o preço ou sobe, ou desce, e mesmo que fique lateral, uma hora ele se decide se aumenta ou se cai de valor.


Primeira Ação: Fechar a ordem no prejuízo atual


Com isso DUAS situações podem acontecer:


1.1- O preço continuar indo contra a direção desejada, e o trader se livrar de uma perda ainda maior, uma perda sem precedentes, que o levaria a ficar quebrado, sem nada, e completamente frustrado. Pois em algum momento não haveria mais dinheiro pra cobrir a margem, e o trader teria que aceitar a ordem ser compulsoriamente fechada, ou pior, fazer novos aportes na conta pra aguentar a perda mais um pouco!


Quando chega um momento em que a perda fica insustentável, e a corretora fecha a ordem devido à falta de margem, o sentimento diante disso é massacrante. O trader fica se sentindo um lixo, incapaz, fraco, incompetente. Ou então coloca a culpa em várias coisas, mas não assume que o erro foi unicamente dele, por não aceitar a perda mais cedo, e acreditar na ilusão de que "o preço um dia sempre volta". Nada mais longe da verdade.


Mas... como nessa hipótese ele saiu da negociação antes disso tudo acontecer, então o prejuízo, apesar de grande, foi pequeno em relação ao que poderia ter acontecido. O sentimento será um verdadeiro e genuíno alívio, por ter se livrado de uma perda financeira de proporções catastróficas.


Além disso, o trader pode agora usar esse acontecimento como aprendizagem, para NUNCA MAIS OPERAR SEM STOP LOSS! Ele ganhou uma segunda chance por ter conseguido livrar seu patrimônio da falência completa.


A outra situação seria a seguinte:

(Atenção total aqui)


1.2- Assim que fechar a ordem ou algum tempo depois, o preço pode voltar a ir a favor da operação, e seguir forte, passando o ponto de entrada inicial, e chegando a regiões de lucro!


Nesse caso, o sentimento será de frustração, pois o trader pensara que "se tivesse aguentado mais um pouco, teria revertido!". Ele se esquece da primeira possibilidade, a de perder tudo e ficar falido, por não aguentar aceitar a perda.


Mas não se deve sentir essa frustração, e a seguir vai uma explicação completa e profunda do porquê.


Se ele aceitar que a primeira hipótese poderia ter acontecido, e a conta ter sido zerada, ele vai compreender algo crucial a respeito da mentalidade correta de trading. Ele irá entender que essa pequena frustração por ter "perdido a recuperação", nada mais é que uma tentativa mental de sentir preenchido o espaço gerado pela ganância inicial, ao abrir um trade acreditando que não tinha como errar.


Para ficar mais claro, quando se abre uma ordem sem stop, inexoravelmente o trader acredita que o preço VAI na direção dele, e pensa então que não pode colocar um limite de perda, pois se fizer isso pode ser tirado da posição antes do tempo. Isso gera um 'espaço mental', pois antes de clicar em comprar ou vender, ele já se imaginou com esse lucro na conta, com o dinheiro no bolso. Talvez já tenha até visualizado o que poderia fazer com esse ganho.


Se decidir fechar a ordem com um prejuízo grande, e depois tiver que ver o preço ir onde imaginava que iria, a sensação é exatamente que deixou escorrer pelos dedos a chance de ter aquilo que imaginava. Um truque mental, pra disfarçar a real probabilidade: se desse errado e fosse totalmente contra, a situação seria muito pior!


Nosso cérebro nos prega peças, e essa é uma delas. Quando nossa mente cria um espaço, ela tem a necessidade de preencher esse vazio. Se não for preenchido com o que queremos, nosso cérebro fará de tudo para não colocar algo ruim ali, nem que pra isso ele preencha o espaço com algo ILUSÓRIO! Esse é o motivo pelo qual a maioria das pessoas culpa os outros pelo seu fracasso ou coisas ruins que acontecem, nunca assumindo a responsabilidade por algo que fez. Pois o espaço da expectativa positiva precisa ser preenchido, e foi preenchido com a ILUSÃO de que a culpa é dos outros.


E se o espaço não puder ser preenchido, talvez por ser óbvio de quem foi a culpa, o que a mente faz é sentir o que conhecemos como FRUSTRAÇÃO. Queríamos algo, não conseguimos, e nosso cérebro não pode culpar ninguém. Essa frustração é a última alternativa da mente, sua última jogada, para não ter que assumir a realidade mencionada antes: algo muito pior poderia acontecer.


Atente: quando o trader fecha a ordem com um valor muito negativo, mas evita se livrar de uma perda MUITO maior, no momento em que ele acaba vendo o preço voltar para o lucro, ele PENSA que iria sentir um alívio se tivesse deixado a ordem aberta, e saído com algum ganho. Mas na verdade se tivesse feito isso, não seria um sentimento de alívio real. Seria um sentimento de frustração e incapacidade.


"E por quê? Se ele tivesse conseguido evitar a perda e sair com um pequeno ganho, por que se sentiria frustrado e não aliviado?!"


Qual era o pensamento inicial do trader, ao abrir a ordem? Ele queria sair com um pequeno lucro, OU estava certo de que a operação daria certo, e ele teria um excelente ganho? A segunda opção. Então, o espaço vazio criado pela mente, para ser preenchido com a expectativa, ficou vago, já que ela não foi concretizada. Quando a mente for tentar preencher colocando a culpa em outras coisas, ficará CLARO que foi o dedo do trader que teria fechado a ordem, não o mercado que o tirou à força. Dessa forma, sem poder culpar ninguém, só resta à mente duas opções:


- Ou sentir FRUSTRAÇÃO;


- Ou aceitar que algo muito pior poderia ter acontecido, e a melhor decisão foi de fato abandonar o barco quando tudo indicava que o negócio iria afundar!


Não tenha dúvidas, a mente irá preferir sentir FRUSTRAÇÃO, em vez de aceitar que o pior cenário era uma REALIDADE. E assim, não existe essa de "Alívio por ter deixado a ordem aberta, e poder fechar com pouco prejuízo, zero a zero, ou mesmo pouco lucro". Se deixar a ordem aberta e o preço voltar, sentirá FRUSTRAÇÃO, ainda que pequena, mas não alívio! Exatamente como expliquei alguns parágrafos atrás.


E mais, as consequências da atitude de deixar rolar um trade bem negativo, e fechar a ordem quando o preço recuperar, é que o trader NÃO irá aprender, e muito provavelmente irá cometer o mesmo erro de não usar stop loss mais cedo ou mais tarde. Triste, mas real.


E caso o preço vá além, para regiões de muito lucro, mas o trader tiver saído assim que a ordem se recuperou, o sentimento aqui seria de enorme raiva e frustração. Pois o trader pensaria que de fato ele sabia pra onde o preço iria, mas que o mercado pregou uma peça com ele, deixando a ordem muito negativa antes de ir para a direção desejada.


Assim, o trader se tornará vingativo, e vai querer descontar no mercado, tentando provar que é melhor, e que é capaz de saber pra onde o preço vai a seguir. Tudo em DESacordo com o princípio fundamental da incerteza dos mercados. Esse princípio afirma que NÃO dá pra saber pra onde o preço vai, em nenhuma hipótese nesse mundo! Enquanto o trader não aceitar isso de verdade, continuará se frustrando.


Sinais de que você já entende esse conceito é justamente quando:


- Você corta a perda antes que ela chegue a um valor desconfortável;


- Não sofre com um stop;


- Não fica eufórico com um take;


- Não toma decisões precipitadas e não planejadas em seu operacional.


Todos esses sinais estão AUSENTES naqueles que operam sem stop, e têm que amargar perdas horríveis por sua teimosia.


"Ah, Enéias, mas nada disso se aplica na hipótese de eu deixar a ordem aberta rolar e o lucro ser o que eu desejava no início!"


Há outra questão a se ser levantada nessa hipótese de fechar a ordem negativa, e ter que ver o preço voltar a se recuperar. O trader não percebe uma REALIDADE, o fato de que caso tivesse continuado na ordem, nada garantiria que ele iria segurar a ordem até o lucro. Inúmeras emoções surgiriam em sua mente. E quando o preço estivesse indo a favor do trade, era muito provável que ele fechasse a ordem com um prejuízo menor, pouquíssimo lucro, ou mesmo no zero a zero! Tudo para amenizar aquele sentimento que em algum instante estava deixando o trader agonizando.


Acreditar que vai deixar a ordem correr, uma vez que se recupere de um prejuízo grande e retorne, é exatamente a ILUSÃO que a mente cria pra manter a expectativa viva. E é nessa ilusão que o trader NÃO CONSEGUE fechar uma ordem muito negativa, pois crê que terá a capacidade de deixar rolar até o trade estar bastante lucrativo. Mas na verdade é praticamente uma certeza que não conseguirá. O psicológico grita ao ver uma chance de sair no zero a zero, com um prejuízo bem menor do que já esteve, ou, mais ainda, se puder sair com pouco lucro.


Então, pra resumir esse ponto 1 de fechar a ordem, e assumir a perda, ainda que vultosa, temos dois sentimentos possíveis:


Sentimento 1:

(Fechar e ver a situação piorar!)

Tremendo alívio real, por ter saído antes de uma catástrofe financeira sem precedentes! Sentimento de aprendizagem, onde entende-se a nível de mentalidade o que precisa ser feito, que é cortar a perda o mais rápido possível, evitando entrar num espiral de desespero agonizante. Só assim é possível ter lucros no longo prazo. Não há outras formas, não há exceção à regra. Operar com stop é inerente ao sucesso de um operador!


Sentimento 2:

(Fechar e ver o preço se recuperar)

Frustração pequena, por ter saído com um prejuízo grande, quando poderia ter saído com um menor, no zero a zero, ou ter garantido um pouco de lucro, talvez apenas pra cobrir os custos. O "alívio" que pensa que haveria não é real, e no fundo o trader se sentiria incapaz e sem forças se tivesse deixado rolar e fechado com a recuperação do preço.


Agora, e se o trader NÃO fechar a ordem, decidindo segurar a operação? E que infelizmente é o que quase todos fazem! Então teremos a segunda ação e suas consequências. Aqui será mais rápido, pois já tratamos bastante das possibilidades nos tópicos anteriores.


2ª Ação: Deixar a ordem aberta, aguardar o mercado reverter


Vamos para os dois cenários possíveis:


2.1- O mercado continua indo contra a operação, e demora muito a voltar, ou simplesmente nem volta mais.


Aqui, como já visto anteriormente, o trader sentirá uma enorme frustração, agonia e desespero por não suportar mais uma perda que já tomou proporções IMENSAS, e mesmo assim continua fazendo grandes sacrifícios pra manter algo que já morreu há MUITO tempo! Esse sentimento é horrível, desgastante, e deixa qualquer moral no chão!


2.2- O preço pode voltar a ir a favor, e seguir firme.


Aqui, como já vimos, a probabilidade de o trader fechar a ordem com um prejuízo ainda que menor, um breakeven, ou apenas um lucro pequeno, são gigantes. É praticamente certeza que o psicológico de ver uma ordem no 0x0 depois de estar incrivelmente negativa, irá fazer o trader não pensar duas vezes e fechar imediatamente a operação.


O sentimento será uma pequena frustração, por ter tido um resultado inferior ao que almejava. Sentirá que podia ter conseguido mais, porém deu tudo errado. Acreditava que sabia pra onde o preço iria em seguida, e constatou que estava completamente errado.


Entretanto, se o preço continua indo a favor, e o trader já saiu da operação com pouco lucro, pequeno prejuízo, ou no zero a zero, o sentimento será ainda pior, o sentimento de vingança! Se sentirá traído pelo mercado, que de fato foi para onde o trader imaginava, mas antes disso tornou a ordem tão negativa, que levou o operador, mesmo que de uma forma psicologicamente compulsória, levou-o a encerrar o trade "cedo demais".


A consequência disso é que essa pessoa irá continuar acreditando que sabe para onde o preço vai, entrará novamente numa operação sem stop loss, e pensará que agora VAI dar certo. Se o preço de fato der lucros a esse trader, isso vai reforçar seu péssimo hábito de operar sem stop, e ele passará a fazer isso mais e mais.


E assim, a situação de passar por toda aquela perda e desespero novamente, será inevitável, e vai acontecer, mais cedo ou mais tarde. Levando embora qualquer possível lucro que o trader possa ter tido durante sua viagem alucinante no mundo de Alice, pensando que tudo é flores, e que ele é o melhor operador do mundo, que nunca erra! Isso é triste.


CONCLUSÃO


Vamos agora verificar sucintamente todos os sentimentos possíveis, e tornar possível UMA TOMADA DE DECISÃO COM MAIS FACILIDADE, sempre de acordo com suas decisões próprias.


"Fechar ou não fechar um trade bastante negativo e sem stop?!"


Se fechar:

1.1- Preço continua indo contra: Tremendo Alívio

1.2- Preço volta e vai para o ponto de entrada: Frustração pequena


Se NÃO fechar:

2.1- Preço continua indo contra: Enorme frustração/Sentimento de incapacidade

2.2- Preço volta e vai para o ponto de entrada: Inicialmente alívio pela recuperação e saída no zero a zero, mas depois uma Frustração/Raiva e Vingança do mercado se o preço continuar indo a favor. Além de desenvolver o hábito negativo de querer fazer isso novamente, até que em algum momento isso torne a acontecer, e o preço dessa vez não volte mais.


Ou seja, diante da perda se agigantando diante de seus olhos, se o trader fechar a operação, há 50% de chance de sentir um tremendo alívio, e há 50% de chances de sentir uma leve frustração, que na verdade nem deveria ser sentida, pois como vimos é um truque mental por não aceitar que o pior era uma REALIDADE plausível.


Se decidir deixar a ordem aberta, há 50% de chance de sentir uma enorme frustração e sentimento de incapacidade, podendo até desistir do trading. E há 50% de chance de sentir algum alívio, que na verdade vai virar frustração, podendo se tornar em uma raiva forte e vingança do mercado, e também o desenvolvimento do péssimo hábito de repetir isso cada vez mais.



De qualquer forma, isso tudo é apenas para fazer os traders refletirem. Não quero aqui te dizer o que fazer. Cada um sabe onde o calo aperta. Mas os cenários são esses daí.


Não queira acreditar que existe, por exemplo, a possibilidade de você ser a exceção da exceção da exceção, e SE o preço voltar a ir a seu favor, você conseguiria deixar rolar, e ganharia um bom lucro. Não queira acreditar que você seria diferente de 99.999...% dos traders e deixaria a operação correr bastante dentro da região de lucros, e não fecharia com pouco prejuízo, no zero a zero, ou com pouco lucro. E assim, em vez de um sentimento negativo, você não teria frustração, mas alívio por ter deixado a ordem aberta. Isso é ilusão, se pensa assim, esse texto é pra te mostrar como são as coisas, e também pra te fazer CAIR NA REAL!


Uma última coisa, pra você refletir: a maioria das pessoas no trading perde dinheiro, justamente por não fazer o que a minoria que ganha faz. Essa minoria usa gerenciamento de risco, para limitar as perdas e sair rapidamente de uma operação ruim. Por que você faria diferente? Por que abrir uma operação acreditando que vai dar certo? Se ninguém que tem sucesso faz isso! Pense bem, e mude sua mentalidade.


Foi acreditando nisso, e passando a operar com essa mentalidade, que eu parei de cometer esses e outros erros, e passei a entender como o mercado funciona. Portanto, fica o ensinamento. Agora cabe unicamente a você decidir.


ASSISTA AO VÍDEO: https://youtu.be/74hSu_qp4tU


 

ABRA SUA CONTA NA MELHOR CORRETORA DE FOREX


Caso você queira começar a operar no Forex, abra uma conta demo ou conta real na IC Markets, a melhor corretora de Forex atualmente. Spread praticamente zero, aceita depósitos baixos, tem o gráfico correto do Forex (alinhado com Nova York). A IC Markets é a corretora que eu uso e recomendo. Basta clicar na imagem abaixo:



Veja como abrir a conta através desse TUTORIAL

Use o código 39427 no campo "Corretor Afiliado", e conte comigo para o que precisar. Estou à disposição para te ajudar nesse início da caminhada de trader profissional



CONTA COM ALAVANCAGEM 1:2000 - DEPÓSITO MÍNIMO DE 10 DÓLARES


Caso queira uma conta com alavancagem maior, que aceita 10 dólares como depósito mínimo, e mais opções de contas, como por exemplo ZERO SPREAD, ECN, ou CENT, então a Forex Time - FXTM é a melhor opção. Essa é outra corretora que também uso e recomendo. Basta clicar na imagem ao lado, e assistir esse TUTORIAL. completo.

Não esqueça, conte comigo se tiver dúvidas.

Meu contato está ao final da página.


 

COMENTE


Gostou desse texto? Tem alguma dúvida, crítica ou elogio? Deixe um comentário abaixo. Gosto muito de um feedback dos leitores, pois isso me ajuda bastante a sempre manter o site com ótimos conteúdos.

 

LINKS IMPORTANTES


Estúdio de Análises AO VIVOclique aqui

- Canal Eu Sou Trader Investidor no YouTube, clique aqui

- Se INSCREVA no canal clicando aqui

- Grupos de Whatsapp e Telegram, clique aqui

- Meu Whatsapp: (81) 999258963


E se tiver alguma dúvida, não hesite em me contatar ;D


Um grande abraço e fiquem com Deus.


Enéias Nascimento

Trader Investidor



AVISO

Isenção de responsabilidade

Todo conteúdo publicado neste site baseia-se no direito de expressão garantido nos arts. 5º, IV e 220 da Constituição Federal de 1988. Não sou profissional de investimentos nem consultor financeiro licenciado. Nenhum ativo e/ou estratégia de investimentos aqui mencionados deve ser considerado indicação de investimento. Este blog representa apenas opiniões e decisões pessoais, que podem não ser apropriadas para outros investidores. Por favor, use o bom senso e/ou consulte um profissional de investimento certificado antes de investir seu dinheiro. O Eu Sou Trader Investidor e os seus criadores não são responsáveis pelos resultados de suas decisões, nem responsável pelos comentários postados pelos leitores ou pelo conteúdo de quaisquer sites vinculados. Este blog deve ser visualizado apenas para fins educacionais ou de entretenimento. Resultado passado não é garantia de resultado futuro. Forex é um ambiente de alto risco, onde a alta alavancagem permitida pelas corretoras pode fazer o trader ter grandes perdas. Por isso sempre aja consciente, sabendo gerenciar o seu risco.