Semana Tensa para o Dólar - Análise AUDUSD e GBPAUD
top of page

Semana Tensa para o Dólar - Análise AUDUSD e GBPAUD

Nenhuma imagem ou texto devem ser tomados como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais




Última semana de julho, e o mercado está a todo vapor. Essa semana teremos Taxa de Juros dos EUA, então segurem-se nos assentos, o mercado deve sacudir mais do que um brinquedo de parque velho! É sabido que agosto não costuma ser um bom mês para investimentos no geral, são os antigos no mercado financeiro que dizem isso. Então se julho tende a ser bom, temos mais alguns dias pra caçar as oportunidades. A análise de hoje vai cobrir o AUDUSD e o GBPAUD, dois pares do Forex em regiões de muito interessantes, em que os olhos de investidores no mundo todo estão atentos. Vamos lá?


Pontos de Discussão – AUDUSD


Foram cerca de duas semanas para que o AUDUSD fizesse uma retração considerável, e na última semana parece ter dado um último suspiro. O preço titubeou forte por dois dias, intercalando com dias de alta, e na sexta-feira passada testou a região de 0.69700, suporte por duas vezes: um ano atrás e início de 2022. Como você deve saber, se um suporte importante vira resistência, as chances de queda são acima do normal. Poucas notícias na semana anterior foram divulgadas para o AUD e o USD, e a volatilidade não foi tão grande porque as atenções estavam voltadas mais para a semana que se inicia nessa segunda. Teremos taxa de juros nos EUA, e inflação na Austrália, uma combinação explosiva para o preço do AUDUSD. Junte isso ao fato de que o par está na resistência, e boom... se tudo caminhar bem, poderemos ter uma queda de entre 2000 e 2500 pontos.


Atente para as estruturas montadas nos gráficos Diário e de 1 hora. No time frame D1, a tendência é de queda, e acredito que isso é um fato conhecido por você? Não é?? Então fique esperto, topos e fundos mais baixos vêm acontecendo há dois meses, e agora é que o preço alcançou a melhor região para vendas. Repare no candle de sexta-feira, veja a sombra deixada quando o preço alcançou 0.69750. Isso costuma ser uma última tentativa de levar o preço para valores maiores, e como não conseguiu vencer a resistência, se mantendo acima dela, temos um muito provável falso rompimento (false break). Nessa situação, caso os grandes bancos e investidores estejam com pretensão de entrar com pesadas ordens de venda, esse é um tremendo sinal de que isso pode acontecer nos próximos dias. Muitas vezes, antes de uma queda forte, o preço tende a pegar alguns stops posicionados de maneira imprudente exatamente na resistência, e pode ser que suba um pouco. Particularmente acredito que isso já pode estar acontecendo nesse falso rompimento, mas analisando o gráfico de 1 hora mais abaixo, vemos que uma leve alta que busque 0.69500 ainda é bem provável antes da queda maior.


Repare na LTA bem definida, junto com um canal de alta. Quando e se o preço romper a linha inclinada inferior, um pullback é esperado. Esse pequeno retorno do preço muitas vezes acontece com apenas um candle em um gráfico como H1 ou H4, e logo em seguida cai com força. Ah, tem mais. Repare na forte divergência que o indicador Estocástico está mostrando, pois o preço fez topos mais altos no gráfico, mas fez topos mais baixos no oscilador. Ahhh... esse padrão é tão satisfatório quando aparece!


Pois bem, vamos a números: vindo a queda esperada, o alvo mais interessante de curto prazo é bem em cima do 0.68700, cerca de 100 pips abaixo da resistência, e exatamente em uma região com potencial de segurar o preço. Acredito que nesse nível, sistemas de proteção de ordens sejam interessantes. Abaixo disso temos o número redondo 0.68000 e por fim a região de suporte mais forte da tendência, o último fundo da estrutura de queda, 0.67000. Atente para possíveis alvos alguns pips acima, por exemplo entre 0.67100 e 0.67200, já que o preço tem a incrível capacidade de ameaçar pegar nos números redondos, mas muitas vezes não chegar exatamente lá. E outra, ordens de venda precisam superar o Spread pra poderem ativar os take profits. Sendo assim, atenção ao número redondo.


Calendário Econômico para a Semana


Essa semana teremos notícias de alto impacto tanto para o dólar australiano quanto para o dólar americano, conforme descrito abaixo. Todos os horários são considerados de Brasília (GMT -3). Máxima atenção à divulgação da taxa de juros dos EUA. Mais detalhes a seguir.


AUD

- Terça-feira, 26 de Julho de 2022, às 22:30 - Dados da Inflação Australiana

Maior inflação é um paradoxo, pois desanima os consumidores, mas anima os investidores de moedas. Preços maiores levam a políticas econômicas de aumento de taxa de juros, e esse aumento eleva o interesse de investidores por títulos de investimento do país emissor da moeda. Resultado: alta da cotação. Bom, seria isso algo a ficar bastante atento, mas... essa semana tem taxa de juros dos EUA, conforme explicado abaixo, então, acredito eu, o mercado pode dar muito mais atenção ao que vai acontecer na quarta-feira com o USD, em vez de na terça com o AUD. Aliás, a inflação australiana sai à noite, um horário que os americanos e londrinos estão descansando. Logo, pouca volatilidade é esperada.


USD

- Terça-feira, 26 de Julho de 2022, às 11:00 am – Índice de Confiança dos Consumidores

Apesar de ser uma notícia de alto impacto, tenho a forte impressão que o mercado estará mais ansioso pela quarta-feira e a taxa de juros.


- Quarta-feira, 27 de Julho de 2022, às 15:00 e 15:30

ATENÇÃO: Divulgação da TAXA DE JUROS nos EUA

Bom, nem preciso mais falar muita coisa né. Mas vamos só relembrar que se o FED aumentar a taxa de juros acima do esperado, ou seja, mais do que 2,50% (que já é bastante), segure-se na cadeira que o AUDUSD pode literalmente despencar! Em condições normais, a queda dentro da análise já estaria de bom tamanho pela estrutura do mercado.


- Quinta-feira, 28 de Julho de 2022, às 09:30 am

PIB Americano

Se ainda tiver alguma expectativa sobrando após a quarta-feira tensa, poderemos ver alguma volatilidade nos pares com o USD na quinta, com a divulgação do PIB.


- Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, às 09:30 am

Inflação Americana para consumidores individuais

Percebeu como a semana está recheada de notícias com o Dólar? Pois é, fique atento ao posicionamento de seus stops se for abrir algum trade, já que violinadas são algo bem comum nesses cenários de liberação de muitos dados econômicos. A região acima de 0.70100 parece bem mais interessante no caso de grandes e fortes sacudidas do mercado, isso no caso de trades mais a médio prazo.


AUDUSD – Gráfico Diário


AUDUSD – Gráfico de 1 Hora – Gráfico 1/2



AUDUSD – Gráfico de 1 Hora – Gráfico 2/2



Pontos de Discussão – GBPAUD


Sinceramente, eu vinha até desanimado com esse par, pois há meses ele está num marasmo só... parece fim de semana num sítio sem piscina e churrasqueira, não tem muito o que fazer. Mas após tanta lateralidade, algo me ascendeu o interesse novamente. No gráfico Diário abaixo fica visível que o preço caiu na última semana, mas alcançou o suporte de meses atrás. Em abril e maio desse ano a cotação não ficou muito abaixo de 1.72000. Toda vez que chegava a esse valor, subia fortemente, com destaque para o pinbar de maio/22, que fez o preço explodir pra cima indo buscar a resistência em menos de 3 dias. Em outros momentos nessa consolidação, o preço levou cerca de 20 DIAS pra tocar na resistência!! Isso é algo muito forte, que poucos dão a devida atenção. Esse pinbar gerou uma zona explosiva, mas como foi muito amplo (o pinbar teve uns 250 pips de volatilidade), podemos destacar o centro do candle como região mais forte para uma nova onda explosiva de alta, entre 1.72150 e 1.73000.


Isso significa que assim que o preço buscasse essa região do centro do pinbar, o esperado era que mal tocaria por ali e já indicaria alta forte, ou mesmo subiria sem aviso prévio. Sabe o que aconteceu na sexta-feira?? O preço foi exatamente nessa região citada, e deixou o quê? Outro PINBAR!! É demais pro meu coração de trader. A gente sempre sabe que tudo pode acontecer, e por isso gerenciamos o risco. Mas tem situações como essa em que o mercado parece gritar conosco: “Eu to avisando antes, ok?!” Bom, simplesmente não dá pra ignorar.


Olha no gráfico semanal, na imagem abaixo, como o GBPAUD está exatamente num suporte colossal. Agora desça até H1 e veja um Ombro-Cabeça-Ombro invertido, exatamente nesse suporte. Viu? Pois bem, são fortes sinais de que uma alta quer vir por aí. Daqui a pouco vou mostrar a você os melhores alvos, mas antes preciso te passar um aviso importante, e que tenho certeza que vai te ajudar muito.


Talvez você leia esse texto, veja as imagens e pense: “Enéias, onde eu compro e onde eu fecho com meu lucro?” Como diz no aviso do artigo, não estou recomendando que sejam feitas negociações nesse ativo, ou qualquer outro. O que eu falo é que: se seu planejamento não está vendo esses sinais, considere e analise com mais calma, pois estão bem fortes. Se acontecer o que você espera, ou seja, se o preço fizer o que seu plano descreve, essa é a deixa do sistema para você abrir sua operação. Agora, se você ainda tem dúvidas, tenho tranquilidade em afirmar isso: use esse estudo para desenvolver um plano simples de operação, que busque abrir negociações quando os sinais forem bem claros. Esse é o caminho para o sucesso quando se trata da parte estratégica. Sempre acompanhe as análises semanais aqui na Vantage, pois você tem muito a ganhar.


Voltando para os alvos... Acredito firmemente que a cotação de 1.74400 é o preço mais atrativo para trades curtos. Se o preço der mais uma caída, como mostra na imagem, com o segundo ombro do OCO invertido alcançando 1.73000, dá pra pegar cerca de 1400 pontos numa alta a partir dali. Com um possível rompimento dessa região, 1.75600 é a resistência a ficar de olho para operações de day trade. Por fim, rompendo ambos os níveis (1.74400 e 1.75600), chegar a 1.78000 ou alguns pips antes não é difícil, sendo um alvo bem interessante para operações de médio prazo.


Calendário Econômico para a Semana


Apenas o indicado nos pontos de discussão do AUDUSD, qual seja, dados de inflação da Austrália na terça-feira, dia 26. Não há notícias de alto impacto previstas para a libra (GBP)


GBPAUD – Gráfico Semanal



GBPAUD – Gráfico Diário



GBPAUD – Gráfico de 1 Hora



COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Aproveite as vantagens para abrir uma conta demo para testar, e faça pelo link abaixo




Posts recentes

Ver tudo

Dúvidas Forex e Trading

Aqui você encontra muitas das dúvidas que pode ter sobre o Forex ou sobre o trading no geral. Procure respostas a seus questionamentos, dê CTRL + F, digite uma palavra e veja se há algum comentário, E

bottom of page