USDJPY com Alvo Claro, e a Busca Incessante do AUD vencer o Euro

Nenhuma imagem ou texto deve ser tomada como indicação de investimento. Todo o conteúdo a seguir deve ser visto apenas com fins educacionais


Pontos de Discussão – USDJPY


Na última semana tivemos uma forte alta do USDJPY, e essa subida já era esperada conforme análises anteriores. O movimento aconteceu após forte demanda acumulada em região de suporte situada no 127.000. Repare nas imagens mais abaixo que antes de o preço fazer essa incrível alta, ele acumulou deixando uma inside bar bem definida. Como o dólar vem ganhando força diante do iene japonês, foi só as compras de JPY diminuírem que a explosão de valorização do USD veio. Agora o preço encontra-se exatamente em uma resistência do gráfico Diário, em 131.000, e é possível visualizar a próxima região alvo da tendência de alta, a resistência em 134.700. Analisando o gráfico mensal, vemos que o USDJPY tem força para seguir até 147.000, isto significa uma alta de 1700 pips, ou 17 mil pontos. Não se engane e fique esperto, diante das boas notícias para os EUA, o aumento da taxa de juros, dados recentes de redução do desemprego, o USD ainda tem fôlego de sobra.


Apesar disso, no curto prazo poderemos ver uma alta do iene frente ao dólar, e assim o preço do USDJPY poderia facilmente cair um pouco e buscar o suporte mais recente, em 127.000, testando novamente a base de um canal horizontal. Nesse cenário, como a alta da última semana veio a partir de uma inside bar, essa região virou uma forte zona explosiva. Significa que o preço pode muito bem apenas ‘triscar’ no nível e já subir sem cerimônia. Isso ocorre porque muitos que viram o preço subir a partir da região, e não conseguiram se posicionar a tempo, já ficam esperando o preço voltar ao local para terem sua segunda chance. Assim, é natural haver muitas ordens pendentes de compra no 127.000. Embora essa correção possa vir, é perceptível que vendedores podem não ter tanto sucesso abaixo desse valor. Talvez até lá, sim, mas ordens longas para abaixo desse preço tendem a não funcionar bem.


Para o curto prazo, os day traders podem ficar ligados em oportunidades de compra no suporte indicado nas imagens, com alvos em 129.000 e posteriormente em 130.800. Há uma expectativa de que a força de alta siga formando as ondas de Elliot mostradas no gráfico de 1 hora. É possível ver que as 5 ondas de impulsão alcançaram exatamente a resistência em 131.000, e as 3 ondas de correção podem vir a partir de agora, muito provavelmente buscando 129.500 na onda A, e depois 128.800 na onda C. Nessa hipótese, a alta que visa 134.700 pode vir a partir daí, o que daria praticamente 6 mil pontos. Isso deixa claro que oportunidades de compra podem surgir ao longo desse caminho, e pra quem segue as ondas de Elliot pode ter uma excelente noção dos pontos de entrada e saída com exatidão. É um show de possibilidades diante dos nossos olhos.


Calendário Econômico para a Semana


Sexta-feira, 10 de Junho, 09:30: Consumer Price Index – Índice de Preços ao Consumidor

Será divulgado o preço médio ao consumidor nos EUA, para vários bens e serviços. A inflação é importante para a valorização da moeda, porque o aumento dos preços leva o banco central a aumentar as taxas de juros em respeito ao seu mandato de contenção da inflação. Assim, uma inflação mais alta costuma ser acompanhada de uma valorização do dólar. Mais um item que geraria confluência para operações de compra positivas. No mesmo horário também será divulgada a média dos preços dos alimentos e da energia, que representam cerca de um quarto do índice, e tende a gerar alta volatilidade quando é divulgada.


USDJPY – Gráfico Diário


USDJPY – Gráfico de 1 Hora


USDJPY – Gráfico Mensal


Pontos de Discussão – EURAUD


O EURAUD mantém sua tendência de queda, mas a muito custo, ou seja, o euro está lutando para segurar a valorização da moeda australiana*.


*EUR forte, EURAUD sobe

AUD forte, EURAUD cai


Essa briga gerou um canal de alta nos últimos meses, mas na última semana vimos um enfraquecimento do euro, que pode levar a um rompimento para abaixo dessa consolidação, e a afirmação do AUD frente à moeda europeia. Assim, estamos diante de possíveis oportunidades de venda para o médio prazo. Antes de uma queda na cotação do par, é provável uma correção de alta, que vise a resistência em 1.52600 e a linha superior do canal de baixa, conforme imagens abaixo. A região entre 1.52600 e 1.53600 exercerá certa pressão no preço, em caso de essa correção de fato ocorrer. Assim, excelentes oportunidades de venda podem aparecer naqueles níveis.


Analisando o gráfico de 1 hora, day traders devem ficar atentos a duas regiões que podem exercer facilmente uma pressão de queda na cotação, são elas: 1.49000 (nº redondo) e 1.49600. Além disso, ainda no gráfico H1, vemos que a média de 100 períodos, simples, está bem em cima do preço, e justo na região de 1.49000. Já a média de 200 poderia vir a se encontrar com o preço próximo de 1.49500. Sendo assim, ambas as regiões são excelentes pontos de posicionamento para vendedores, que estarão com suas ordens pendentes à espera de uma pequena correção da cotação. Para alvos de curto prazo temos a região de 1.48000, e em seguida 1.47700. Ambas permitem aos traders bons retornos. Para o médio prazo a região de 1.46600 é bastante promissora, e ainda faltam cerca de 5 mil pontos até lá.


Calendário Econômico para a Semana


Terça-feira, 07 de Junho, 01:30: RBA Rate Statement – Divulgação da Taxa de Juros

Divulgação da taxa de juros oficial pelo Banco Central Australiano (RBA). Em maio a taxa subiu de 0.20% para 0.35%, e o mercado espera uma taxa de 0,75%, o dobro da atual. Atenção day traders: Caso a taxa de juros seja elevada para 1% ou mais, é esperado uma forte valorização do AUD, e assim, com a força do dólar australiano, o par EURAUD tende a ter um forte movimento de queda, alinhado ao que foi mencionado no estudo acima.


EURAUD – Gráfico Diário


EURAUD – Gráfico de 1 Hora


COMECE A OPERAR HOJE MESMO


Abra uma conta pelo link abaixo


Abrir uma conta agora